Faltam medicamentos, sobram alagamentos, mas projeto na Câmara fala de ampliação do horário das UBS

Após denúncias dos servidores, chegou ao conhecimento do sindicato que estão faltando medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até mesmo itens simples como dipirona estão em falta. Além disso, remédios controlados que são essenciais para muitos pacientes, e até o aparelho de medir a insulina para os pacientes com diabetes, estão em falta.

No mesmo dia que recebemos as denúncias, o Projeto de Lei do vereador Ricardo Teixeira, que propõe ampliar o horário de atendimento das UBSs, foi apresentado na Câmara de Vereadores, confira aqui. Este projeto não foi discutido no Conselho Municipal de Saúde, e tem problemas importantes de aplicação que precisam ser discutidos. Não adianta ampliar horário de atendimento se não têm servidores suficientes para atender a população e insumos básicos em falta. Isso, sem falar nos problemas estruturais como o alagamento que o ocorreu no CSU na semana passada, ou então a UBS Tupy que nem pia teve por um bom tempo.

A situação da saúde de Araucária é uma vergonha, e a gestão, em dois mandatos, não conseguiu resolver quase nada dos problemas, e as vezes foi capaz até de piorar. Esse foi o caso do Projeto de Lei que acabou com as reuniões de equipe, essenciais para a discussão de casos e debates sobre tratamentos de pacientes, que foram proibidas por um projeto de lei do mesmo vereador que quer ampliar o horário de atendimento, sem ampliar as condições de trabalho.

2024 é ano eleitoral, e é importante tomar muito cuidado com projetos que não servem nem para tapar buraco, quantidade não é qualidade!

Mande seus depoimentos sobre o caos da saúde de Araucária nas redes sociais do SIFAR para mostrarmos para a população a verdade por trás da propaganda. E logo mais, uma live da direção do SIFAR que é da saúde para falar sobre os enormes problemas das unidades.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais