Para que serve o sindicato

O sindicato não é apenas uma estrutura – e muito menos somente seus diretores. Ele é o conjunto de todos os trabalhadores da categoria e o nosso principal instrumento de organização e luta!

Um sindicato combativo deve ter independência de patrões e Estado, autonomia frente aos partidos políticos, trabalho centrado na base e formação política como parte de sua política sindical. A luta se faz na base, com o pé nos locais de trabalho, e deve ir muito além da representação: não se faz pelos trabalhadores, mas junto com eles.

Assumir essas bandeiras é remar contra uma maré do movimento sindical que se utiliza de alianças com os patrões e governos para entregar direitos dos trabalhadores e desorganizar nossa classe. A retomada do SIFAR para a luta é uma contribuição no processo de reorganização do movimento sindical e é lutar contra a retirada de direitos, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.

Além de nossas lutas coletivas, o sindicato também está junto da categoria para prestar auxílio por meio da Assessoria Jurídica. Através dela, o servidor sindicalizado tem todo o amparo em suas ações jurídicas individuais.

O sindicato também tem o importante papel de comunicar. Através dos veículos de comunicação do SIFAR – site, WhatsApp e publicações -, os servidores podem acompanhar todas as notícias sobre o andamento de negociações, datas de assembleias e demais informes.

A força de um sindicato se mede pela união e participação da categoria. Um sindicato forte é fundamental para barrar ataques, conquistar avanços em nossas reivindicações e promover um serviço público de qualidade para toda a sociedade!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais