Hissam nega reajuste e servidores podem ter redução salarial de quase 14%

As direções do SIFAR e do SISMMAR participaram da primeira mesa de negociação da data-base com a equipe do prefeito na tarde desta quarta-feira (30), na Prefeitura. Em resposta oficial à pauta de reivindicações dos servidores do município, a proposta de Hissam para os trabalhadores é 0% de reajuste no salário e 0% de reajuste no vale-alimentação.

Para piorar, os representantes da Prefeitura também informaram que vão aumentar a alíquota previdenciária de 11% para 14%. Caso o governo consiga o que quer, os servidores podem ter uma redução salarial de quase 14% neste ano, levando em consideração as perdas salariais dos últimos 24 meses e o aumento na contribuição previdenciária.

Evidenciando o total descaso com o funcionalismo público municipal, o governo também se nega a fazer uma segunda mesa de negociação da data-base com os sindicatos e afirmou que só voltará a discutir o assunto no final do segundo quadrimestre deste ano (setembro). De acordo com a equipe de Hissam, a Prefeitura de Araucária não tem condições de pagar a reposição da inflação e quem deve ficar com a conta, mais uma vez, são os trabalhadores e trabalhadoras.

É hora de aumentar a mobilização pela data-base!

Embora o prefeito afirme que não tem como atender a reivindicação de reajuste de 10,95% da categoria, nós sabemos que a Prefeitura tem, sim, condições de descongelar o salário e o vale-alimentação dos trabalhadores e trabalhadoras. Em 2019, a arrecadação da Prefeitura aumentou 1,13%, em 2020, em plena pandemia, aumentou 8,53% e, neste primeiro quadrimestre de 2021, já aumentou mais 4,97%.

Ou seja, a receita cresceu quase 15%, enquanto o salário dos servidores encolheu 10% nesse período. Além disso, o percentual de gastos com a folha de pagamento da Prefeitura de Araucária está abaixo do limite prudencial. O governo tem condições de pagar! Portanto, esse é o momento de os servidores aumentarem a mobilização em conjunto com o SIFAR e o SISMMAR na luta contra a redução salarial!

O prefeito já mostrou que não está disposto a dialogar ou negociar com os trabalhadores. Teremos que nos unir para intensificar a cobrança para que haja uma nova mesa de negociação o quanto antes! Os servidores e os serviços públicos nunca pararam durante a pandemia, não é justo que nós tenhamos que pagar a conta! Queremos o que é nosso por direito!

Descongela JÁ!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais