Em decisão autoritária, presidente da Câmara impede sindicato de falar

Na sessão desta terça-feira (25) da Câmara Municipal de Araucária, o presidente da Casa, Celso Nicácio, teve uma decisão bastante autoritária e impediu que a coordenadora do SIFAR, Jocelena Carvalho, fizesse uma fala na tribuna. Nicácio alegou que a representante do sindicato não poderia fazer a fala porque no ofício encaminhado à Câmara não constava a pauta.

Vale pontuar que o regimento interno da Câmara Municipal de Araucária não prevê a obrigatoriedade de colocar o assunto da fala no ofício. Mesmo assim, a representante do SIFAR ainda tentou corrigir o ofício e foi, novamente, impedida por Nicácio de se pronunciar na tribuna em nome dos servidores municipais do quadro geral. Além disso, o presidente também ameaçou de retirá-la da sessão.

A ação autoritária causou indignação nas direções do SIFAR e SISMMAR, que acompanhavam a sessão, e também em outros vereadores. A vereadora Rosane Ferreira apresentou, ainda durante a sessão plenária, uma indicação para regulamentar que a tribuna seja livre e aberta ao público durante as sessões plenárias.

O SIFAR e o SISMMAR vêm a público repudiar o autoritarismo do Presidente da Câmara, Celso Nicácio, e reforçar que seguem firmes em defesa da vida e por nenhum direito a menos! Ninguém irá nos calar! Câmara Municipal é a casa do povo, e não lugar de censura!

Projeto que alterava Lei Orgânica é suspenso temporariamente

Na sessão, a Câmara informou que a proposta de Projeto de Emenda à Lei Orgânica enviada por Hissam para que os vereadores tenham permissão para votar todas as matérias, inclusive as de interesse particular, ou de seu cônjuge, companheiro(a) e de parente de até segundo grau, consangüíneo ou afim, está suspensa temporariamente porque a Lei Orgânica do Município está sendo inteiramente revista.

Ou seja, a proposta de Hissam ainda pode avançar, caso seja inserida na nova redação da Lei Orgânica, que passará, ainda, por uma Audiência Pública. Os sindicatos vão continuar acompanhando de perto essas alterações.

Caso seja inserida na nova Lei Orgânica do Município, a proposta da Prefeitura pode prejudicar os servidores e o Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), que já foram atacados anteriormente. Clique aqui para ler mais sobre o projeto enviado por Hissam à Câmara no início deste mês.

Trata-se de um projeto imoral para permitir que vereadores votem pelos seus interesses e de seus parentes. Se com a Lei Orgânica vigente e suas restrições alguns vereadores de Araucária já fazem isso, como ficará com a aprovação dessa proposta vergonhosa encaminhada pelo prefeito?

A população e todos os servidores estão de olho!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais