Sem proposta para as Educadoras infantis 1, categoria debate a luta pelo reconhecimento nesta segunda (19)

As educadoras infantis 1 terão uma reunião com o sindicato para construir a luta da categoria, tirar dúvidas e organizar os próximos passos para pressionar a gestão em relação processo de reconhecimento. O encontro será nesta segunda (19), às 16h e 30 minutos, pelo aplicativo Zoom.

O debate a ser realizado nesse encontro é motivado pela postura da assessoria contratada pela Prefeitura para realizar o estudo do reconhecimento das educadoras infantis que tem deixado as educadoras infantis 1 de fora da proposta inicial apresentada. De acordo com esta assessoria, a única possibilidade seria o reconhecimento das educadoras infantis 2 devido à exigência de formação no edital do concurso. Em reunião na última quinta-feira (8) com os sindicatos, a empresa apresentou um relatório de impactos econômicos considerando apenas as educadoras infantis 2 e relatando que seria inconstitucional passar as educadoras infantis 1 para o quadro do magistério.

Ou seja, no estudo feito pela assessoria contratada pela Prefeitura, simplesmente não há nenhuma proposta para as educadoras infantis 1! O SIFAR defende que todas as educadoras e educadores infantis entrem no processo de reconhecimento porque ambas realizam as mesmas funções dentro dos CMEIs independente da formação que possuem. É inaceitável fazer este reconhecimento com apenas uma parte da categoria, sendo que muitas já buscaram a formação independente da exigência no ingresso do edital.

Inclusive, o sindicato já fez um estudo com possibilidade de reconhecimento para educadores 1 e 2, construído junto à categoria e aprovado em assembleia, a partir do qual foram apresentadas duas propostas de Projeto de Lei.

O primeiro projeto cria a pasta da educação dentro do quadro geral, no qual seriam enquadradas as educadoras infantis 1, garantindo direito à hora-atividade e aos recessos, enquanto as educadoras infantis 2 passariam para o quadro do magistério. Já o segundo projeto propõe o enquadramento das educadoras infantis 1 e 2 dentro da pasta da educação. As duas propostas foram apresentadas à gestão ainda em 2019, mas não tramitaram. O assunto foi retomado pelo SIFAR na reunião com a assessoria e os dados enviados para o e-mail para a empresa.

Com mais essa demonstração de descaso com a reivindicação dos trabalhadores, fica claro que vamos precisar seguir na luta e na pressão para vencer a má vontade da gestão! Por isso, essa reunião será tão importante para construir essa luta e cobrar por esse reconhecimento.

E essa luta será conjunta entre educadoras infantis 1 e 2, porque a união é fundamental! Queremos o reconhecimento de todas as educadoras infantis de Araucária! Ainda que a assessoria tenha apresentado proposta para esse reconhecimento para as educadoras 2, a batalha está muito longe de ser vencida, porque a assessoria não concluiu ainda seus trabalhos mas, demonstrou pouco interesse em fazer o reconhecimento de toda a categoria.

Chega de enrolação, queremos reconhecimento já!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais