UBS Califórnia sofre com negligência do governo

A situação da UBS Califórnia está insustentável! A direção do SIFAR esteve no local na última sexta-feira (22) e não há condições para prestar um serviço de saúde de qualidade para a população que depende da unidade.

O protocolo da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de distanciamento social nas unidades para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 é descumprido na UBS Califórnia, já que o toldo que fica na entrada da unidade não comporta os usuários em fila com distanciamento social. É urgente que o toldo seja ampliado para garantir a saúde da população atendida!

Para além disso, há uma sala com móveis estragados e enferrujados há semanas e a Prefeitura ainda não foi até o local para fazer a retirada. Fora isso, são inúmeras infiltrações no teto e nas paredes. As goteiras geram transtornos para quem precisa trabalhar na sala nos dias de chuva. Este é o caso dos agentes comunitários de saúde da unidade (ACSs), que, hoje, ocupam uma parte dessa sala em meio à sujeita e às goteiras.

A unidade conta com apenas duas trabalhadoras da limpeza que estão sobrecarregadas já que, além dos serviços gerais de higienização do local que foram aumentados devido à pandemia, nos dias de chuva, elas ainda precisam ficar carregando baldes para que a sala não fique alagada.

O mato toma conta da área externa da UBS. Há muito tempo que não há serviço de roçada no local. A falta de manutenção deixa o local com cara de abandono, o que atrai lixo e, consequentemente, bichos.

E tudo isso somado à falta de profissionais da saúde para atender toda a população que depende do SUS e também para dar conta da demanda aumentada com a pandemia. Está claro que Hissam quer acabar com a saúde de Araucária a qualquer custo! Mesmo em meio a pandemia de coronavírus, que se arrasta há 10 meses devido ao negacionismo e a irresponsabilidade dos governos federal, estadual e municipal, o prefeito não adota medidas mínimas para garantir que as UBSs funcionem minimamente. Como manter os protocolos do enfrentamento à Covid-19 com menos do que o mínimo de estrutura de trabalho para os servidores?

Se você e a sua equipe sofrem com a falta de estrutura no local de trabalho, denuncie para o SIFAR. Organize uma reunião com os trabalhadores e listem todas as cobranças que precisam ser feitas para a SMSA e o governo Hissam. Juntos somos mais fortes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais