Ajude a decidir o que é melhor para a educação do seu filho!

Participe da consulta pública para escolha dos diretores das unidades de ensino

Nesta quinta-feira (21), ocorre a consulta pública para a escolha dos diretores e diretores auxiliares que estarão à frente das escolas, CMEIs e demais unidades de ensino de Araucária pelos próximos três anos.

Os diretores são representantes escolhidos pela comunidade e pelo conjunto dos trabalhadores da educação. Seu papel é defender a qualidade da educação pública, agindo sempre como parceiro na defesa dos interesses da comunidade que o elegeu.

É comum que os diferentes governos façam pressão para que as direções aceitem esconder os problemas debaixo do tapete. Além disso, muitas vezes o ataque à educação vem da própria Prefeitura. Por isso, é preciso que as direções estejam mobilizadas junto com a comunidade para denunciar os problemas e cobrar melhorias.

A consulta pública é uma conquista democrática, que permite que a comunidade escolar debata e escolha o melhor projeto para a unidade. A votação faz parte de um modelo de administração que valoriza a participação de professores, funcionários, mães, pais e dos próprios estudantes nas decisões. Esse modelo é chamado de gestão democrática e está previsto na Constituição Federal.

É importante que essa participação aconteça no dia da votação e também ao longo do ano nas reuniões do Conselho Escolar, das associações de pais, professores e funcionários e com a organização de grêmios de estudantes.

Mobilização impediu o fim da escolha democrática de diretores em Araucária

A consulta pública deveria ter ocorrido no ano passado, mas a Prefeitura prorrogou o mandato dos atuais diretores para alterar a legislação. A nova lei foi aprovada em agosto após muita discussão e pressão dos sindicatos para garantir que o processo democrático fosse mantido. Na época, representantes da administração defenderam que os cargos de direção fossem nomeados de acordo com os interesses do prefeito.

Isso mostra a importância da participação e de permanecermos atentos em defesa da gestão democrática!

Não abra mão do seu direito de participar das decisões sobre a educação do seu filho. Participe da consulta pública e envolva-se também nas reuniões e debates!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais