SMED quer retirar hora-atividade dos CMEIs e expõe crianças a riscos

A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) voltou atrás na garantia de 10% de hora-atividade nos CMEIs. As orientações que chegam aos CMEIs são confusas e contraditórias. Em algumas unidades, a “nova regra” é fazer a hora-atividade durante o horário do sono das crianças, em outras, é não fazer o planejamento. Além do caos e da dificuldade de organizar a jornada de trabalho, isso significa sobrecarga da educadora e descaso com as crianças!

Outro ataque à educação infantil é que a secretária já manifestou que as educadoras do berçário e do maternal não devem fazer hora-atividade. Isso é um absurdo!

Além de todos os riscos envolvidos em planejar a atividade das crianças enquanto elas estão dormindo e precisam de atenção, a SMED age com descaso em relação às crianças menores. O trabalho das educadoras infantis exige, sim, planejamento das atividades independentemente da idade dos alunos.

É muito importante que as mães e os pais dos alunos matriculados em CMEIs se somem à luta das educadoras. Qualidade da educação é uma reivindicação de todos!

Retirada do registro da hora-atividade é mais um abuso da gestão

A SMED também retirou das unidades o documento no qual as trabalhadoras anotavam a hora-atividade. Até então, as educadoras tinham um documento oficial, fornecido pela própria Secretaria, para registrar o planejamento das atividades. Agora, a orientação, que também está confusa e varia de unidade para unidade, é de que a anotação seja feita em um caderno simples. A medida é boa apenas a Prefeitura e mostra o descaso com a categoria.

Ao que parece, a boa vontade demonstrada na reunião de negociação, que ocorreu no final de janeiro, foi só para ganhar tempo.

Ao mesmo tempo em que quer aumentar o número de alunos por turma, a SMED tenta retirar a pauta mínima das educadoras que é a garantia de 10% para hora-atividade. É fundamental lembrar que o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Araucária previa 10% de hora-atividade em 2019 e 20% em 2020. Agora, a SMED não quer garantir nem os 10%!

Com essas medidas, fica claro qual é o objetivo do governo: precarizar cada vez mais o trabalho das educadoras infantis e fornecer uma educação sem qualidade para as filhas e filhos dos trabalhadores de Araucária. E isso nós não podemos permitir! Em março, vamos chamar todas as educadoras para uma reunião que irá discutir nossas ações de enfrentamento contra essa retirada de direitos importa pela Prefeitura. Fiquem atentas!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais