Prefeitura terá que abrir diálogo com sindicatos

Coluna do SIFAR publicada na edição desta quinta-feira (20) do jornal O Popular

A Prefeitura terá que retomar a negociação com o SIFAR e abrir o diálogo com os servidores municipais. A conquista veio depois de muita pressão do Sindicato e da categoria, com ações de mobilização e resistência nos locais de trabalho, várias idas da direção à sede da administração e tentativas de reuniões com as secretarias.

A gestão Hissam se comprometeu a abrir o diálogo em audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que ocorreu na última segunda-feira (17). Esse passo representa mais uma vitória para o conjunto dos servidores de Araucária, que estão cansados da intransigência e do autoritarismo do governo Hissam.

Além de retomar um canal de comunicação com os sindicatos que representam os servidores, a Prefeitura também se comprometeu a respeitar essas entidades e não negociar paralelamente com a categoria.

Isso é importante porque os sindicatos são eleitos para representar política e legalmente uma determinada categoria. Essas entidades surgem ao longo da história para unir e mobilizar os trabalhadores contra a exploração econômica e contra desmandos e injustiças praticadas por patrões e chefias. Eles são instrumentos de resistência e luta dos trabalhadores contra os problemas diários enfrentados nos locais de trabalho.

As direções do SIFAR e do SISMMAR entraram com uma ação no MPT em virtude da intransigência do governo Hissam, que rompeu as negociações com os servidores em junho deste ano. Caso a Prefeitura descumpra o acordo firmado, o Ministério Público abrirá um inquérito para averiguar o caso.

Prática antissindical

Durante a audiência, os sindicatos denunciaram a situação do servidor Rodolfo Luis da Luz, que também é dirigente do SIFAR. A gestão Hissam transferiu o servidor de local de trabalho sem nenhuma justificativa e tem perseguido o trabalhador numa clara prática antissindical. A Prefeitura apontou que irá abrir um processo administrativo (PAD) para verificar a situação.

Entretanto, ao que parece, a administração municipal ainda precisa se adequar ao novo acordo. Isso porque um dia após a audiência no MPT, no exercício do seu trabalho, o servidor foi intimidado e ameaçado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ben Hur.

Posse da nova direção do SIFAR

Na última terça-feira, dia 18 de dezembro, a direção eleita do SIFAR tomou posse. A cerimônia ocorreu no plenarinho da Câmara. A nova gestão foi eleita com 93% dos votos dos sindicalizados que compareceram às urnas, mostrando que a categoria confia no trabalho desenvolvido pelo Sindicato no último período.

Agora, a direção assume o SIFAR com a tarefa de fortalecer a mobilização, a partir dos locais de trabalho, para impulsionar a luta contra os ataques que visam retirar direito dos trabalhadores em nível municipal e nacional.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais