Fórum aponta fortalecimento da luta nacional contra retrocessos na educação

Nos dias 20 e 21 de setembro, o SIFAR participou da XX Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública. O evento foi organizado junto com o SISMMAR e com o Conselho Municipal de Educação e teve como objetivo debater a importância da carreira e da valorização dos trabalhadores em educação.

Programação

A abertura do evento contou com uma saudação das entidades organizadoras. As entidades criticaram a ausência da Prefeitura, que após 23 anos decidiu se retirar do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública. Em seguida, teve início a palestra inicial, com a professora Milena Costa.

Na manhã do segundo dia, os participantes se dividiram em cinco grupos de trabalho para debater carreira, jornada de trabalho, previdência, formação e a saúde dos trabalhadores da educação. O encerramento aconteceu na tarde de sexta-feira, com uma plenária final.

 Cenário nacional

A palestra de abertura apresentou uma análise mais ampla das políticas públicas destinadas à educação. Apesar de já estar provado que a valorização e o incentivo à formação continuada são passos fundamentais para avançar na qualidade da educação pública, vivemos um período em que diferentes governos desmontam planos de carreira e precarizam as formas de contratação. São exemplos desse desmonte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio, que permite a pessoas que comprovem “notório saber” atuem como professores, mesmo sem formação na área.

O objetivo por trás dessas medidas é transformar o professor em mero aplicador de conteúdos predefinidos, impedindo que o profissional tenha autonomia para propor atividades pedagógicas que produzam reflexão e sejam coerentes com a realidade vivida pelos alunos.

Cabe aos trabalhadores da educação resistir a essa onda de ataques, fortalecendo a luta em defesa da educação não apenas no âmbito municipal, mas também nacionalmente. Só com uma grande mobilização nacional será possível reverter os retrocessos aprovados e avançar na luta rumo a novas conquistas.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais