Você vai deixar que mexam na sua carreira?

Saiba porque a mobilização em defesa do PCCV deve ser prioridade para todos os servidores

A defesa aos direitos do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) tem sido o foco da mobilização dos servidores de Araucária nos últimos meses. Mas, afinal, quando falamos dos direitos do PCCV, de que direitos estamos falando? Por que esse assunto atrai tanto a atenção do prefeito e deve ser prioridade dos servidores?

A nossa estabilidade está ameaçada

Para começo de conversa, o prefeito Hissam pretende criar mudanças que ameaçam a estabilidade do servidor concursado. A avaliação de desempenho do servidor mesmo após o estágio probatório é a principal ameaça. Uma avaliação com métodos falhos, que não leva em consideração as condições de trabalho e que está condicionada aos interesses dos gestores a cada eleição, na prática, torna mais fácil exonerar o servidor. Sem contar que isso permite a perseguição dos funcionários que lutam por seus direitos junto do Sindicato. Não podemos admitir esse retrocesso!

O Fundo de Previdência é para os aposentados

Hoje também temos o Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FMPA), gerido por trabalhadores para trabalhadores. Uma experiência que torna esse um dos fundos mais saudáveis do país e que atrai olhos gordos dos gestores municipais. A Prefeitura pode indicar uma direção executiva para o nosso Fundo e acabar usando o dinheiro da nossa aposentadoria para servir aos empresários e assim ameaçar o futuro dos servidores.

Avanços de carreira só para os “puxa-sacos”?

Além disso, estão no alvo das ameaças de Hissam a licença-prêmio, o pagamento das horas-extras e os avanços das carreiras por qualificação e por tempo de serviço. O prefeito defende uma avaliação de desempenho condicionada à avaliação das chefias, ou seja, na prática, só os “puxa-sacos” vão ganhar os avanços de carreira!

No discurso, Hissam sempre fala que os servidores têm direitos demais. Sabemos que a realidade é outra: o prefeito quer tirar os direitos duramente conquistados pelos servidores a fim de favorecer os seus amigos empresários. Foram anos de luta para a conquista desses direitos, agora não podemos deixar eles se perderem. Precisamos estar mobilizados para garantir avanços no lugar desses retrocessos. Você está disposto a lutar por isso? Venha se somar a essa luta por nenhum direito a menos!

Matéria publicada na edição de agosto do Boletim Informativo do SIFAR.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais