1ª Parada LGBTI+ de Araucária, em 21 de setembro, será dia de celebração e luta!
Está chegando a 1ª Parada LGBTI+ de Araucária! O encontro que mostra a luta e a resistência da população LGBTI+ da cidade, além de celebrar a existência de cada uma, acontece neste domingo, às 14h, na Praça da Bíblia. O evento promete ser um espaço cheio de afeto, cultura, diversidade e resistência! Vem lutar e celebrar com a gente!
É celebração com reivindicação!
Uma das principais reivindicações da 1ª Parada LGBTI+ de Araucária é pela implementação do CAPTTA (Centro de Atendimento à Pessoa Transgênero e Travesti de Araucária), projeto já em andamento, mas que ainda não saiu do papel.
Segundo uma pesquisa da UNESP (2021), a população trans é composta por mais de 4 milhões de pessoas no Brasil, e claro, existem e resistem em Araucária. E é por isso que elas não podem ser ignoradas pelo poder público, pelo contrário, é preciso dar andamento ao CAPTTA, assegurando atendimento digno e especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso a processos de hormonização e atendimento humanizado para todas e todos.
Entenda como surgiu a parada LGBTI+ em Araucária
Em 2019, uma equipe de trabalhadoras e pessoas usuárias dos serviços de saúde trouxeram em rodas de conversa temas necessários à população LGBTI+. A partir dessa articulação com este e outros grupos conquistamos, em 2024, a Política Municipal de Atenção Integral à População LGBTI+, seguida da 1º audiência pública que instituiu um comitê intersetorial e a 1ª Conferência Municipal de Direitos da População LGBTI+.
Todo esse processo trouxe visibilidade para a pauta central de que a população LGBTI+ merece viver bem e com dignidade na nossa cidade. É neste espírito que convidamos todos e todas para estarem na 1ª Parada LGBTI+ de Araucária, um dia histórico que também será o 1º dia de primavera de 2025.
VIVA A EXISTÊNCIA E A RESISTÊNCIA LGBTI+