Reuniões dos trabalhadores da saúde e da saúde mental acontecem na quarta-feira (21/01)

O ano já começou com organização da luta na saúde! Na próxima quarta-feira (21), o SIFAR tem dois convites para os trabalhadores da saúde. Primeiro, às 15h, os trabalhadores da saúde mental do CAPS AD, CAPS i e CAPS II, se encontrarão para escancarar os problemas que os equipamentos de saúde mental têm enfrentado na cidade e organizar suas reivindicações.

Depois, às 17h, os demais trabalhadores da saúde se reunirão para discutir a criação de um Projeto de Lei (PL) que regulamente a redução de jornada com a aplicação das 30h da saúde.

Os dois encontros serão no SIFAR (Rua João Pessoa, 145 – 1º andar).

Em 2025, os trabalhadores conquistaram a aprovação da redução de jornada da saúde na Conferência Municipal de Saúde de Araucária. Entretanto, a resposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), ao ser cobrada pelo SIFAR em julho, foi de que o tema seria estudado em outro momento ao longo dos anos. Seis meses depois, fica claro que a conquista só vira a partir da organização dos trabalhadores da saúde para cobrar a secretária Renata Botogoski e sua equipe – que estavam na conferência – e garantir as 30h sem mais demora.

Já a saúde mental enfrenta uma grande crise. O CAPS II está com a estrutura deteriorada há muito tempo, problemas como os alagamentos constantes prejudicam os atendimentos.

 Além disso, em todos o CAPS o problema da sobrecarga de trabalho se repete, há uma grande defasagem da equipe perto da necessidade de atendimentos no município. No CAPS AD, por exemplo, a falta de assistente social e terapeuta ocupacional reduz a oferta de cuidado aos usuários, prejudicando o serviço.

Os trabalhadores destes serviços lutam por melhores condições de trabalho há anos. Agora é momento de união para que toda saúde mental do município reivindique o que é direito das equipes e dos usuários.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais