Vitória dos trabalhadores: DSR da Greve de 2022 é devolvido!
Neste mês tivemos uma vitória dos trabalhadores que já devia ter acontecido há muito tempo! O valor do desconto realizado ainda na gestão Hissam (União), referente ao Descanso Semanal Remunerado (DSR) da greve de 2022, retornou ao bolso dos trabalhadores.
Além da devolução, as faltas estão sendo retiradas das fichas funcionais dos trabalhadores. Afinal de contas, a greve de 2022 foi LEGAL e o desconto do DSR e as faltas injustificadas sequer deveriam ter acontecido.
A decisão punitiva da gestão da época já havia sido contestada na época da greve, mas a Prefeitura recorreu até o Supremo Tribunal Federal (STF) para não pagar aos trabalhadores aquilo que era devido. Entretanto, o Executivo perdeu todos os recursos, gastou dinheiro público e ainda assim teve que devolver o que era direito dos trabalhadores.
Greve é um direito, punição nunca mais!
Mas e o desconto dos dias normais de trabalho?
Desde 2022, o SIFAR tem tentado negociar com a Prefeitura a reposição das horas de trabalho e a devolução do valor retirado de forma punitiva dos trabalhadores – até para a nova gestão Botogoski (PL) isso foi solicitado. Entretanto, essa é uma decisão política do Executivo que pode ser tomada por qualquer gestão e precisa continuar sendo cobrada nas mesas de negociação pelos trabalhadores e não apenas pelo sindicato.
É possível questionar isso juridicamente?
Não! Tudo o que podia ser feito na justiça em relação à greve de 2022 já foi feito. A disputa pela devolução do pagamento dos três dias de greve, bem como os descontos em gratificações precisa ser feito politicamente, na luta, com a força dos servidores.


