Reforma Administrativa já foi protocolada na Câmara dos Deputados, é hora de lutar!

A Reforma Administrativa foi protocolada na Câmara dos Deputados, o que significa que a proposta já pode ser votada. A ação de ataque aos direitos trabalhistas foi possível graças a 171 parlamentares que assinaram o pedido para que a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 38/2025 pudesse tramitar. A votação, entretanto, não tem data para acontecer e uma grande mobilização contra a reforma está marcada para a próxima quarta-feira (29/10), em Brasília, em que o SIFAR estará presente com outros sindicatos de Curitiba e Região Metropolitana.

Dentre os parlamentares que assinaram este pedido, 14 são do Paraná e não podem ser esquecidos como os percursores do ataque ao serviço público, são eles: Toninho Wandscheer (PP), Dilceu Sperafico (PP)., Diego Garcia (REPUBLICANOS), Sargento Fahur (PSD), Rodrigo Estacho (PSD), Padovani (UNIÃO), Reinhold Stephanes (PSD), Luisa Canziani (PSD), Vermelho (PP), Beto Richa (PSDB), Sergio Souza (MDB), Tião Medeiros (PP), Pedro Lupion (PP), Geraldo Mendes (UNIÃO).

Caso aprovada, a PEC 38/2025 modifica profundamente o serviço público no Brasil, tornando insustentável sua manutenção. É a ampliação da terceirização; o fim dos concursos públicos e o achatamento da carreira dos servidores, tornando impossível a continuidade do trabalho a longo prazo, ou seja, prejudicando a população. Para quem é de Araucária, pode-se dizer que a Reforma Administrativa é um projeto tão cruel quanto foi o Pacotaço.

Embora muito esteja sendo dito sobre “fim de privilégios”, é importante destacar que a grande maioria do serviço público brasileiro não tem privilégios – e os que realmente têm devem ficar de fora da reforma, como o judiciário e os militares. A grande maioria dos servidores e servidoras têm salários medianos ou baixos, com cargas horárias de 40h. E, o que se fala sobre a estabilidade ser um privilégio é, na verdade, uma garantia para que o serviço funcione sem a troca de favores que tanto vemos por aí – e nisso, Araucária é mestre!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais