Dizemos NÃO ao PL da Exaustão!
A gestão Gustavo começa o segundo semestre de 2025 planejando um grande ataque ao trabalhador e trabalhadora e ao serviço público de Araucária. O Projeto de Lei nº 2745/2025 prevê a implementação da “Jornada Suplementar de Trabalho”.
Essa medida prevê que todas as categorias do funcionalismo, que tenham jornadas abaixo de 40 horas semanais, possam ser obrigadas a trabalhar em regimes de 40 horas por um ano, podendo ser renovada, por escolha e interesse da própria gestão.
O PL também não considera o adicional de horas extras de 50% ou 100% e não são consideradas para aposentadoria nem para qualquer outra verba como adicionais de insalubridade ou periculosidade, férias ou quinquênio.
Além disso, ainda impõe o sistema de banco de horas para todas as categorias por decreto, o que por si só retira a regulamentação dessa lógica da lei e coloca nas mãos da gestão, que quer fazer o que bem entender com os trabalhadores.
Já sabemos que o banco de horas é um sistema que apenas prejudica e precariza o trabalho das categorias que o utilizam e lutam constantemente para sua extinção.
Ataque sem diálogo ou consulta aos trabalhadores
O PL já está com o regime de urgência autorizado e pode ser enviado a qualquer momento para a Câmara para votação, em uma medida autoritária da gestão que atropela qualquer diálogo ou consulta com os próprios trabalhadores que serão afetados pelo projeto.
Em um ambiente que vemos constantemente o descaso, o assédio e a exaustão dos trabalhadores, esse projeto vem como um extra de precarização que resultará em mais demandas e menos descanso para os servidores.
É preciso ficar atento pois só através da mobilização poderemos nos fazer ouvir e rejeitar essa proposta que vai contra qualquer necessidade real do serviço público, como mais concursos, menos horas de trabalho e maior qualidade de vida para os trabalhadores.
Se já enterramos o pacotaço e acabamos com os ataques da última gestão, cujo projeto de precarização permanece, podemos também enterrar o PL da Exaustão. Firmes!