Enfermagem em luta pela aplicação do piso nacional, ato acontece na terça-feira (14)

Os servidores da enfermagem de Araucária, reunidos em assembleia da última quinta-feira (9), decidiram somar à mobilização nacional da enfermagem e construir o ato nacional pelo piso salarial que acontece na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, às 15h, na Boca Maldita (Av. Luiz Xavier, 34-68) em Curitiba. As equipes da saúde devem se organizar para que os trabalhadores da enfermagem possam sair antecipadamente e se somar à mobilização junto ao SIFAR. O sindicato irá disponibilizar declarações para os participantes.

A Lei do Piso Salarial da Enfermagem encontra-se suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido a uma suposta falta de recursos. Entretanto, a Emenda Complementar (EC) 172/2022, que destina verba pública para o pagamento do piso da categoria, já foi aprovada no final de 2022 e precisa ser aplicada imediatamente.

Além disso, em Araucária, o piso já poderia ter sido aplicado há muito tempo porque o município tem condições financeiras para realizar o pagamento e não precisaria esperar as decisões judiciais nacionais para isso. Entretanto, a Prefeitura tem feito uma escolha política de ignorar a necessidade da valorização salarial destes profissionais e a aprovação dos valores do piso.

Por isso, na próxima terça-feira (14), os trabalhadores da enfermagem vão tomar as ruas novamente e exigir que o atual governo Lula aplique o piso salarial o quanto antes. E, para os servidores de Araucária, a exigência é de q

ue a Prefeitura, e a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), não fiquem esperando e realizem o reajuste do piso para os trabalhadores. Vale lembrar que até mesmo o atual Secretário da Saúde Adilson Seidi Suguiura já se posicionou publicamente favorável ao piso, mas é preciso que ele faça mais do que isso e exija o pagamento da enfermagem por parte da administração. Chega de esperar, a enfermagem exige a aplicação do piso já!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais