Mobilização dos servidores garante 16% de reajuste

Pressionado pela mobilização dos servidores que vem acontecendo desde 2021, a Prefeitura de Araucária anunciou nesta quinta-feira (26), a recomposição salarial em 16%. O valor representa uma vitória para os trabalhadores que há três anos estavam com os salários congelados. Entretanto, mesmo com um bom reajuste, os servidores ainda saem com uma perda salarial de 9%. O Projeto de Lei deve ser aprovado ainda no mês de maio, garantindo o pagamento do reajuste na folha de junho.

Os servidores tem assembleia nesta sexta-feira (27), às 17h30, online, pela plataforma Google Meet para debater o reajuste e as demais pautas da mesa de negociação.

O SIFAR também cobrou que a administração abrisse novamente o diálogo para negociar os 9% restantes, entretanto, a gestão deixou claro que se depender deles isso não acontecerá neste ano. Agora, os servidores devem começar a se mobilizar para além da reposição salarial, mas para garantir a valorização no Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a previdência.

É importante destacar que o reajuste, assim como o vale-alimentação, só foi concedido após muita luta, depois de várias mesas de negociação canceladas e de uma greve de três dias que mostrou a força dos trabalhadores.

Veja abaixo o repasse de outros pontos que foram discutidos na mesa de negociação.

 

Professoras de educação infantil

Diferente dos demais trabalhadores, as professoras de educação infantil seguem com os salários basicamente congelados. Com os 16% de reajuste, o vencimento das professoras chega no piso salarial de 2021 de R$ 2886,24 – valor que a Prefeitura de Araucária tem usado como base – com isso, a categoria perde o complemento que recebia até então. Ou seja, ao invés de 16%, o reajuste do salário das professoras de educação infantil será apenas de 3,79%.

A categoria lutou muito para conseguir ser enquadrada no plano de carreira do magistério, e é um absurdo que está seja continue sendo a parcela com os menores salários, muito pouco acima do piso de 2021, que já está defasado.

A luta das professoras deve ser organizada o quanto antes, veja o jornal que o SIFAR preparou para debater a pauta da educação.

 

Piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

De acordo com a administração, o piso salarial das ACSs só não foi aplicado pela falta de repasse de verbas do governo federal. Após o recebimento das verbas o pagamento deve ser realizado de forma retroativa.

Precisamos seguir cobrando a Prefeitura para que o pagamento seja realizado o quanto antes!

 

FIA e FPMA

Durante a mesa, a Prefeitura se comprometeu a discutir com os trabalhadores os projetos que serão apresentados pela FIA. Entretanto, estudando os relatórios, já sabemos que os ataques ao PCCV e à Previdência serão enormes!

Portanto, temos que estar atentos e organizados para nos mobilizarmos, ainda mais levando em consideração que a gestão fala muito em diálogo, mas tem uma postura autoritária quando se trata da retirada de direitos.

 

Reposição da greve

A administração alega estar confusa em relação à decisão judicial que acabou com a ilegalidade da greve. Na tentativa de negociar, e tentar mais uma vez, a reposição dos dias de greve, o jurídico do SIFAR irá se reunir com a administração nos próximos dias.

O desconto dos dias de greve é uma decisão política da gestão que tentou intimidar a mobilização dos servidores. Esperamos que após a extinção do processo, a administração abra o diálogo para que possamos realizar a reposição, como sempre foi feito, e dessa forma que os valores descontados sejam devolvidos aos servidores.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais