Com união e luta, educadoras garantem Processo de remoção e respeito à jornada de trabalho!

Nesta semana, o Sifar recebeu a resposta de dois ofícios enviados à Secretária Municipal de Educação. Um deles a respeito do horário de funcionamento do CMEI em relação à jornada de trabalho das educadoras e o outro sobre o anúncio do processo de remoção.
Quanto ao primeiro, houve uma alteração no horário de funcionamento dos CMEI’S, que passarão a funcionar das 7:30h às 11:30h e das 13h às 17h. De acordo com este período de funcionamento das unidades, muitos CMEIS estão organizando o horário de trabalho das educadoras com uma hora e meia de almoço. Porém, nesta organização, não estão sendo levado em considerações fatores como atraso dos pais para buscar as crianças e a necessidade das trabalhadoras em fazer uma hora e meia de almoço.
De acordo com orientações da SMED, cada unidade educacional possui autonomia para organizar o horário de trabalho de cada trabalhador, e por isso, converse no seu local de trabalho com sua diretora e veja as possibilidades que você tem para cumprir sua jornada de trabalho de oito horas diárias conforme a Lei nº 2990/2016 dentro do horário de funcionamento do CMEI.

Já o segundo ofício, trata-se de uma grande vitória da categoria. Depois de muita luta e muita pressão, as educadoras conquistaram o compromisso da prefeitura em iniciar o processo de remoção a partir de dezembro. O processo de remanejamento para 2022 ocorrerá de forma on-line, utilizando dos mesmos critérios já usados nos remanejamentos anteriores, como: data de admissão e classificação no concurso. As demais informações serão divulgadas assim que sair o ofício de abertura das inscrições para o remanejamento. Esta resposta foi muito aguardada pela categoria porque este processo ocorre eventualmente uma vez por ano e em ofícios enviados anteriormente ao sindicato deixava claro que ele não ia ocorrer para as educadoras.

Essa é mais uma prova de que através da luta, conquistaremos nossos direitos. É apenas mais um passo para as educadoras, mas que deve ser comemorado, pois não foi nada fácil.

A luta pelo reconhecimento segue firme!

Veja abaixo as respostas, na íntegra, enviadas pela Prefeitura:

OFICIO Nº146_2021 (1)

RESPOSTA SMED PA 94215 SIFAR

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais