Assembleia rejeita reajuste de 0% e aprova ato pela reabertura das negociações

Os servidores de Araucária não aceitam o novo achatamento salarial que Hissam quer impor com a proposta de 0% de reajuste. Em assembleia realizada na última quarta-feira (14), a categoria decidiu reforçar a luta pelo descongelamento dos salários, do vale-alimentação e das carreiras.

A assembleia aprovou por unanimidade a realização de um ato em frente à Prefeitura, no dia 28 de julho. A manifestação vai cobrar que a gestão se reúna novamente com os sindicatos e abra um canal de diálogo efetivo para negociar a correção das perdas.

Durante a assembleia, os servidores analisaram o cenário econômico de Araucária. Enquanto a arrecadação cresceu quase 15% desde 2019, o salário sofreu uma redução de quase 11% porque não houve reposição da inflação. Junto com o reajuste de 0% nos salários e no vale-alimentação, a gestão pretende aumentar a alíquota do FPMA de 11% para 14%. Caso o governo consiga o que quer, os servidores podem ter uma redução salarial de quase 14% neste ano, levando em consideração as perdas salariais dos últimos 24 meses e o aumento na contribuição previdenciária.

Os servidores também decidiram fortalecer o diálogo com a população trabalhadora que utiliza os serviços públicos de Araucária. Quem foi até uma unidade de saúde e ou a um equipamento da assistência social durante a pandemia sabe que o desgaste e a sobrecarga aumentaram e que a qualidade desses serviços também depende da valorização e das condições de trabalho das servidoras e servidores. Para avançar nesse diálogo com a comunidade, o SIFAR e o SISMMAR espalharão faixas pela cidade e produzirão um panfleto para ser distribuído a população.

Julho será um mês de alerta e de fortalecimento da mobilização nos locais de trabalho pelo descongelamento já. Tire fotos com cartazes na sua unidade e envie para os sindicatos! Os servidores já têm indicativo de assembleia unificada do SIFAR e do SISMMAR no início de agosto e podem aprovar novos atos e paralisações caso a Prefeitura se mantenha intransigente.

Ajude a mobilizar seu local de trabalho e participe do ato do dia 28 de julho! Os serviços e os servidores públicos não pararam! A carreira e o salário, sim! Descongela já!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais