Vacinação a conta-gotas afeta serviços públicos e coloca vidas em risco!

O mês de junho está chegando ao fim e os dados acerca da Covid-19 em Araucária são preocupantes: o município alcançou 400 mortes pela doença, e também apresentou um aumento no número de casos confirmados e óbitos diários. Ao mesmo tempo, o processo de imunização da população acontece a conta-gotas. Na última terça-feira (22), a Prefeitura anunciou nas redes sociais a suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 para o público geral devido à falta de doses.

Desde o início da pandemia, o SIFAR tem acompanhado e cobrado medidas adequadas da Prefeitura para conter o contágio, evitar mortes e auxiliar os trabalhadores de Araucária durante uma das piores crises já enfrentadas no país. Por isso sempre defendemos o Lockdown, vacinação e o auxílio emergencial municipal. No entanto, a gestão Hissam colocou o lucro e os próprios interesses acima da vida das pessoas. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o prefeito se recusou inicialmente a acatar o Decreto Estadual que determinava o fechamento do comércio no Paraná, e só voltou atrás na decisão após um pedido da Procuradoria de Saúde.

A irresponsabilidade da Prefeitura na pandemia também afeta os serviços públicos e, consequentemente, o atendimento à população, principalmente aos mais vulneráveis, como as pessoas em situação de rua que, além de estarem mais expostos ao vírus, sofrem com as baixas temperaturas no inverno. Para auxiliar essas pessoas, os servidores da Assistência Social iniciaram na última semana a Operação Inverno para garantir o acolhimento e evitar mortes por hipotermia. No entanto, a Operação, que coloca os servidores na linha de frente, começou sem que os trabalhadores ou a população em situação de rua estivessem imunizados contra a Covid-19. Isso porque a Prefeitura iniciou, de forma tardia, a vacinação da categoria somente em junho, depois de muita luta e mobilização dos trabalhadores da Assistência Social.

Essa postura da gestão Hissam de descaso com a população e de desvalorização e sucateamento dos serviços públicos segue o exemplo do governo genocida de Jair Bolsonaro, o grande responsável pelo alto número de mortes por Covid-19 e pela falta de vacinas em todo o país. Além de atrasar a compra de vacinas e ter feito de tudo para atacar a vida dos trabalhadores desde o início da pandemia no Brasil, Bolsonaro ainda espalha informações falsas e absurdas que colocam a vida de milhares de pessoas em risco, como o pedido de dispensar o uso de máscara para os que se vacinaram ou para os que já tiveram a doença. Entretanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que mesmo pessoas já vacinadas podem transmitir o vírus e que há também a possibilidade de reinfecção.

É importante lembrar que até que uma grande porcentagem da população brasileira esteja imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19, será necessário manter todas as medidas de proteção, como o distanciamento social, higienização das mãos com álcool gel 70% e o uso de máscara, de preferência PFF2 ou N95. Além disso, devemos continuar cobrando a vacinação de todos para salvar vidas e garantir a volta das atividades presenciais com segurança!

Vacina para TODOS Já! 

 

 

 

 

 

 

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais