Trabalhadores da Educação reafirmam união da categoria e defesa pela vida em CR conjunto

Com o objetivo de somar forças e unir ainda mais a categoria contra os ataques do governo, o SISMMAR e o SIFAR realizaram mais um Conselho de Representantes virtual com os trabalhadores da educação nesta segunda-feira (21).

Durante o encontro, a categoria reafirmou a luta contra a volta das aulas presenciais antes da imunização completa dos trabalhadores e da população contra a Covid-19, e também reforçou a campanha de data-base deste ano, que exige o descongelamento dos salários e das carreiras.

Retorno presencial

O prefeito e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já anunciaram o retorno presencial para o dia 02 de agosto. No entanto, mesmo com o início da vacinação dos profissionais da educação, até o início de agosto a maior parte da categoria ainda não estará completamente imunizada, devido ao intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose da vacina. Além disso, os estudantes também não estarão imunizados.

As direções dos sindicatos informaram sobre a reunião com os representantes da Prefeitura, que será realizada na tarde desta terça-feira (22) para tratar do assunto. A decisão dos trabalhadores é que, caso o governo insista no retorno presencial sem segurança, seja realizada uma assembleia da categoria para deflagração de greve em defesa da vida. Sem imunização, sem retorno!

Data-base

Enquanto tudo aumenta, os servidores sentem no bolso o peso da alta no preço dos alimentos, combustíveis e no custo de vida, de forma geral. Por isso, na campanha de data-base deste ano, a categoria reivindica 11% de reajuste, referente à perda salarial dos últimos 24 meses, já que, em 2020, Hissam se negou a dar a reposição da inflação.

Na pauta de reivindicações da data-base também está o reajuste do vale-alimentação, que está congelado desde 2019. Sobre as negociações com a Prefeitura, após muita cobrança do SISMMAR e do SIFAR, a primeira mesa de negociação está marcada para a próxima segunda-feira (28).

Fórum em Defesa da Escola Pública

Neste ano será realizada a XXIII Sessão do Fórum em Defesa da Escola Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade Social de Araucária. O Fórum é um importante espaço de resistência para os trabalhadores da educação e os sindicatos convocam a categoria para participar das reuniões de organização do evento. A primeira reunião deve ocorrer ainda neste semestre e será divulgada em breve nas redes sociais e site dos sindicatos.

Reconhecimento das Educadoras Infantis

Com a assinatura do prefeito no documento que autoriza o reconhecimento da categoria, as educadoras infantis de Araucária já tiveram uma importantíssima vitória! No entanto, precisam continuar alertas em conjunto com os sindicatos, já que para o processo de reconhecimento das trabalhadoras ser concretizado ainda é necessário que seja aprovado um Projeto de Lei na Câmara Municipal.

As assessorias jurídicas do SISMMAR e do SIFAR já levantaram várias questões referentes ao relatório apresentado pela empresa contratada pela Prefeitura, e ainda vão tentar marcar uma reunião com essa empresa para levantar todas as dúvidas e questões que não estão citadas no documento e que devem ser apresentadas no PL. O reconhecimento de todas as educadoras infantis é uma reivindicação de todas as trabalhadoras e trabalhadores da educação do município!

Eleições do SISMMAR

A direção do SISMMAR comunicou que as eleições do sindicato devem ocorrer ainda neste ano, já que o mandato da atual gestão já foi prorrogado por um ano em 2020, devido à pandemia, e defendeu a gestão democrática.

No segundo semestre o sindicato irá realizar uma assembleia com os servidores do magistério para definir como será o formato do pleito neste ano, já que a pandemia segue avançando.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais