A Educação Infantil de Araucária faz história

Depois de anos de luta por valorização, inúmeras reuniões e muita mobilização, as Educadoras Infantis de Araucária deram um passo muito importante e estão ainda mais perto de conquistar o reconhecimento para toda a categoria.

A Prefeitura divulgou na última terça-feira (8) o relatório produzido pela assessoria contratada para realizar o estudo sobre o reconhecimento das trabalhadoras como professoras da educação infantil. O documento, que era esperado pela categoria desde abril, é assinado pelo prefeito Hissam e afirma a intenção da gestão de reconhecer as Educadoras Infantis I e II como parte do quadro da educação.

Com o reconhecimento, as trabalhadoras terão enfim a valorização pela qual batalharam tanto e poderão continuar realizando um atendimento de qualidade para a população. Além disso, estarão ainda mais fortalecidas para seguir na luta em defesa do serviço público em Araucária.

Essa vitória só foi possível devido à força da união das Educadoras Infantis. Mesmo diante da lentidão da Prefeitura, o cancelamento do processo de licitação da empresa contratada para realizar o estudo do reconhecimento, e até mesmo a pandemia de Covid-19, a categoria não esmoreceu.

Ao longo dos anos, a categoria, junto ao Sindicato, ocupou as ruas diversas vezes com greves, atos e carreatas para pressionar a Prefeitura e também passar a mensagem da nossa luta para a população de Araucária, que deve ser informada sobre a verdadeira situação do funcionalismo público do município. E na mobilização em defesa dos direitos e valorização, as trabalhadoras estavam mais unidas, com a certeza de que só a luta muda a vida.

E é nesse clima que as Educadoras Infantis vão intensificar ainda mais a mobilização pelo reconhecimento, pois a luta ainda não acabou. As trabalhadoras não vão mais aceitar enrolação por parte da gestão Hissam e o foco agora é garantir que o relatório se transforme em um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores e que atenda a reivindicação principal: o reconhecimento de TODAS as Educadoras Infantis de Araucária.

O extenso histórico de luta já mostra que a Educação Infantil de Araucária fez história. Por isso, o SIFAR e essas trabalhadoras comemoram essa importante vitória alcançada graças à organização e persistência diante de tanto descaso e morosidade que já enfrentamos. No entanto, estamos de olhos bem abertos para os próximos passos da nossa mobilização, que serão decisivos na conquista do reconhecimento.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais