Mobilização dos servidores garante a vacinação do SUAS 

Os equipamentos do SUAS, CRAS, CREAS, CRAM, foram incluídos no plano emergencial de Araucária após a longa batalha que vem de desenhando no município. Inicialmente, havia previsão de imunização apenas para os trabalhadores lotados nas três casas de acolhimento do município, ainda na 18° posição de vacinação. Hoje, os demais servidores estão incluídos no mesmo grupo.

A pressão das denúncias, ofícios, manifestações, postagens, e até o posicionando favorável dos vereadores, contribuiu para que os trabalhadores do SUAS fossem lembrados. Entretanto, os trabalhadores das casas de acolhimento infantis, que, agora já foram vacinados em sua ampla maioria, atravessaram surtos seríssimos nos locais de trabalho até que alguma providência fosse tomada.

Porém, os trabalhadores da Casa da Cidadania, sem nenhuma explicação, ficaram de fora dessa vacinação. Como sabemos que órgãos como o Ministério Público exercem a fiscalização, a decisão do procedimento nas casas coube à Prefeitura. O SIFAR e os trabalhadores da assistência social querem saber em qual ato administrativo foi formalizada a decisão e por que ela não se estendeu à cidadania, que também é de longa permanência, possui muitos moradores com problemas graves de saúde, além de aglomerar, pela sua própria característica, cerca de 40 pessoas.

A demanda pela assistência social aumenta quando o governo federal não garante nem os R$600 e Hissam negligencia a criação de um auxílio emergencial municipal. Enquanto isso, o turismo pela vacina permite que ricos vão até os EUA para garantir sua imunização sem participar da fila a que somos submetidos. Assim, no meio da crise sanitária, quem tem dinheiro se prevalece de sua condição econômica, demonstrando que os mais vulneráveis seguem sendo a classe trabalhadora, em especial os pretos e pobres.

O SIFAR se soma aos trabalhadores da assistência na reivindicação pela vacinação de todos! A situação está insustentável e não queremos mais nos deparar com colegas e usuários do sistema adoecidos, as vezes em estado grave, por uma doença que já possui vacina!

Vacina para todos já!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais