Luta pela vacinação contra a Covid-19 marca o Dia da(o) Assistente Social

Atuando na linha de frente do combate e enfrentamento da pandemia de coronavírus, os assistentes sociais comemoram seu dia neste sábado, 15 de maio, ainda sem terem sido imunizados contra a Covid-19. O descaso dos governos e as ações de desmonte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem atingido a categoria que não foi priorizada no Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, mesmo sendo a assistência social um serviço essencial, que não pode parar.

Desde o início da pandemia em março de 2020, a categoria tem atuado no atendimento presencial daqueles que estão mais vulneráveis em nossa sociedade e assistido de perto o agravamento da situação financeira e de saúde das famílias diante da crise sanitária. A procura pelos atendimentos de assistência social dos municípios têm aumentado e os recursos destinado pelos governos diminuído. São os trabalhadores da assistência social que possibilitam o acesso, quando esse existe, a direitos básicos para a população mais vulnerável.

A priorização da vacina para os trabalhadores do SUAS é fundamental para garantir segurança na realização da atividade. Afinal, eles estão em risco de contaminação diariamente! É preciso que as unidades de assistência social ofereçam condições de trabalho e segurança contra a contaminação por coronavírus. É preciso garantir uma estrutura adequada que possibilite ventilação, distanciamento social, equipamentos de proteção individual, água para higiene de servidores e usuários dos serviços.

Nossa homenagem é para os assistentes sociais e para todos os profissionais do SUAS que resistem e lutam bravamente diante do descaso dos governos, respeitam o espaço e o bem público, e lutam por seus direitos e pelos direitos da população mais desassistida.

É preciso valorizar e respeitar estes trabalhadores que fazem a diferença na vida de muitas pessoas, mesmo diante das dificuldades impostas por governos. Vacina e condições de trabalho já!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais