Colapso da assistência social se aproxima

Manter o funcionamento dos serviços essenciais da assistência social sem vacina e com protocolos insuficientes têm sido parecido com uma marcha para o abismo. Hoje há surto em, pelo menos, duas unidades, com contágio de usuários e trabalhadores.

Os representantes dos locais de trabalho, vinculados ao SIFAR, já haviam sinalizado que a possibilidade de surto era grande e demonstrado que o número de casos de Covid-19 na categoria era alto. Essas informações foram enviadas e protocoladas na Prefeitura no dia 23 de março. Os trabalhadores indicavam que, sem vacina e sem uma atenção especial, corriam o risco de aumentar o contágio, de haver surto nos equipamentos e, inclusive, havia possibilidade de inviabilizar o atendimento à população.

Infelizmente, o pior parece estar acontecendo! Já são, pelo menos, duas unidades de trabalho que apresentam surto de contaminação pelo coronavírus, usuários e profissionais que se afastaram do trabalho pela contaminação, alguns com necessidade de internação hospitalar. A categoria torce muito para que se recuperem com saúde.

Diante disso, o SIFAR protocolou denúncias na Prefeitura e na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para que assumam a responsabilidade em ajustar protocolos, adequar condutas, melhorar os espaços físicos. O Sindicato também realizou denúncias no Conselho de Assistência Social e no Ministério Público Estadual como alerta para que seja feita a investigação sobre caso tão relevante.

Neste momento, é importante fazer barulho, para que escutem o pedido de socorro dos trabalhadores. As denúncias não são uma opção, mas um dever daqueles que observam, ou suspeitam (sejam entidades ou profissionais), que haja negligência por parte do Estado na tutela daqueles que estão sob sua guarda.

Neste sentido, não nos calaremos até que se apure se há responsáveis, por ação ou por omissão, dos casos de surto observados na assistência social de Araucária. Observamos que, em nível nacional, uma CPI é instalada no Senado para apuração de negligência por parte do governo federal. Este tipo de ação pode e, se houver motivos, deve ser aplicada também em âmbito municipal, caso os vereadores compreendam que a conduta da Prefeitura não foi adequada no combate à disseminação da pandemia. Vemos municípios adotando políticas eficazes, que reduziram casos e mortes, como Araraquara, e cabe aos governantes de Araucária demonstrarem porque não seguiram o mesmo caminho.

A direção do SIFAR está cumprindo seu papel e seguirá investigando se há negligência do município no combate ao coronavírus. Os representantes dos locais de trabalho da assistência social também têm sido enfáticos em cobrar os nossos direitos e, nesta quarta, uma delegação foi ao Comitê da Covid-19 para reforçar a importância da vacinação da categoria. A pedra já está cantada! Só seremos lembrados se formos vistos, e, ao que tudo indica, para isso, será necessário o envolvimento de toda a categoria.

Vacina no Braço, Comida no Prato!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais