Solidariedade aos trabalhadores da educação de Cachoeirinha (RS)

O SISMMAC, o SISMUC e o SIFAR se solidarizam aos trabalhadores da rede municipal de ensino de Cachoeirinha (RS) que estão em greve devido à falta de condições sanitárias para o retorno das atividades presenciais. Devido a pressão e ao movimento da categoria que já tinha paralisado as atividades em algumas escolas, o prefeito da cidade suspendeu as aulas presenciais por uma semana, até o dia 7 de março. A decisão foi reforçada por uma ação judicial que suspendeu as aulas presencial em todo o Rio Grande do Sul neste domingo (28). A categoria continua em greve em função do contexto de calamidade que se encontra em nosso país, com a ausência de políticas públicas efetivas de saúde para enfrentar a pandemia de Covid-19.

A maneira como está sendo conduzido o retorno presencial, sem garantir mínimas condições sanitárias, vacinas e testagem dos profissionais é desvalorizar a vida dos trabalhadores e da comunidade escolar. Os trabalhadores da educação não se negam ao trabalho, mas exigem condições para preservar vidas!

O nível de contatos cruzados é extremamente alto, em função do deslocamento até a unidade e dentro da própria escola ou CMEI, mas parece que isso não importa para aqueles que estão no poder seja federal, estadual ou municipal.

Em Araucária, as atividades presenciais nas unidades escolares estão previstas para serem retomadas no dia 24 de março. Entretanto, estamos atravessando a pior fase da pandemia neste momento. Em Curitiba, as atividades presenciais nas escolas e CMEIs foram suspensas por uma semana devido às medidas restritivas publicadas pelo Governo do Estado. Esta suspensão não é suficiente diante do colapso do sistema de saúde e do alto risco de contágio de Covid-19 pelos trabalhadores, alunos e famílias.

A suspensão das aulas em Cachoeirinha foi uma importante vitória dos trabalhadores diante do cenário que vivemos. É preciso resistir e fortalecer a luta em defesa da vida. A conta da pandemia não pode ficar nas costas dos trabalhadores!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais