SIFAR ESTÁ ATENTO AO PROCESSO DE VACINAÇÃO EM ARAUCÁRIA

Desde o início do processo de imunização contra a Covid-19 no Brasil, o SIFAR tem acompanhado as ações da gestão Hissam em relação às vacinas, considerando também as centenas de denúncias de casos suspeitos de fura-fila da vacina no país. De acordo com a matéria publicada no site G1 no dia 11 de fevereiro, só no Paraná houve 200 denúncias em menos de duas semanas.


Diante desses casos suspeitos, o SIFAR enviou uma denúncia ao Ministério Público de Araucária no dia 1º fevereiro. O documento aponta a falta de transparência da Prefeitura no processo de vacinação e solicita que o município de Araucária seja notificado para divulgar a lista dos nomes das pessoas vacinadas diariamente por meio do Portal da Transparência. O Sindicato entende que a divulgação dessa lista é fundamental para que a comunidade possa controlar e fiscalizar a atuação do governo nesse momento crucial do processo de imunização.

Outro ponto importante da denúncia foi o cronograma generalizado da Prefeitura em relação à vacinação dos profissionais de saúde. A Prefeitura estabeleceu como ordem de prioridade as “equipes que trabalham nos setores específicos que atendem COVID” e, posteriormente, os “demais trabalhadores”. Essa generalização e falta de detalhes não proporciona uma transparência aceitável e também não deixa clara a ordem de vacinação do quadro geral da saúde. Por isso, outra exigência do Sindicato é a disponibilização de mais detalhes sobre o cronograma de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde, em resposta ao SIFAR, já afirmou que somente os servidores da saúde têm acesso aos nomes das pessoas que já foram vacinadas. Já as informações disponíveis ao público são mais gerais e quantitativas, reproduzindo a falta de detalhes acerca do quadro de saúde apontada pelo Sindicato. Para conferir os dados publicados no boletim semanal da Prefeitura, é necessário acessar o Portal do Cidadão em araucaria.atende.net.

A transparência nos dados é essencial para garantir que a vacinação ocorra por ordem de prioridade e não como troca de favores! O SIFAR continuará firme e vigilante para garantir que o Plano de Ação da Prefeitura respeite a ordem de prioridade.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais