SMAS recua e servidores do grupo de risco poderão manter trabalho remoto

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) recuou no posicionamento de obrigar os trabalhadores do grupo de risco a retornarem ao trabalho presencial. Após pressão da categoria em conjunto com a direção do SIFAR, a SMAS afirmou em reunião nessa terça-feira (12) que os servidores do grupo de risco não devem retornar ao trabalho presencial sem autorização médica.

Apesar da secretária de Assistência Social não ter comparecido à mesa de negociação, os demais representantes da SMAS se comprometeram a enviar uma nova orientação para os locais de trabalho e para os servidores da área, com os novos acordos firmados com a direção do SIFAR.

Uma nova reunião deverá ser realizada entre SIFAR, Secretaria de Governo, SMAS e Gestão de Pessoas para que as orientações estejam de acordo com todo o processo de negociação entre servidores e Prefeitura que ocorreu após a publicação do decreto municipal 35.393/2020 e a interpretação da Secretaria de Assistência Social que estava em desacordo com as demais secretarias do município.

O SIFAR reforça que nenhum tipo de assédio deverá ser tolerado! Caso você seja grupo de risco e a sua chefia direta esteja pressionando para que retorne ao trabalho presencial, denuncie para o Sindicato! Esses episódios serão levados para a reunião com o governo, garantindo o anonimato do servidor!

A luta em defesa da vida dos servidores do grupo de risco mostrou, mais uma vez, que juntos e mobilizados somos mais fortes! Seguimos firmes na luta em defesa de melhores condições de trabalho e por uma política eficiente de combate à Covid-19.

Vacinação

É importante ressaltar que os trabalhadores da assistência ainda não estão formalmente no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. Ou seja, ao mesmo tempo em que ameaça expor os trabalhadores do grupo de risco da área, a SMAS não garante que os profissionais da Secretaria sejam vacinados com prioridade.

Apesar de Hissam ainda não ter divulgado um calendário de vacinação, já sabemos que vamos precisar lutar para que os servidores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus recebem a vacina primeiro.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais