Toda solidariedade aos trabalhadores da Viação Tindiquera!

No começo de 2021, o governo Hissam anunciou a quarta redução no preço da passagem do transporte coletivo. Desde o dia 11 de janeiro, a tarifa de Araucária é de R$2,20. Entretanto, ao mesmo tempo que a Prefeitura reduz o preço da passagem, a Viação Tindiquera deu aviso prévio para os mais de 400 trabalhadores que tem em seu quadro de funcionários. O contrato estabelecido entre Prefeitura e Viação Tindiquera está previsto para acabar, agora, dia 26 de janeiro.

Nesse jogo em que a Prefeitura quer fazer propaganda reduzindo o valor da passagem e favorecer puxa-sacos e a empresa quer pressionar a administração para fechar um contrato melhor, quem está perdendo são os trabalhadores da Triar e a população de Araucária, sem saber se haverá emprego e ônibus circulando na cidade a partir do dia 27 de janeiro.

A Viação Tindiquera possui 88 ônibus e cerca de 35 linhas em Araucária e atende o transporte coletivo da cidade há cerca de 30 anos.

No último processo de licitação, o governo Hissam fez uma oferta de preço para o KM rodado pela empresa de transporte, porém, a Viação Tindiquera, única que concorreu no processo de licitação pelo transporte coletivo de Araucária, achou o valor insuficiente e recusou. Com isso, já enviou a carta de aviso prévio para os cerca de 430 trabalhadores, entre eles motoristas, cobradores, mecânicos e profissionais do setor administrativo.

Só com a nossa luta organizada é possível reverter o cenário! É preciso cobrar que a Viação Tindiquera mantenha os empregos desses trabalhadores e o sustento de suas famílias! E também precisamos reforçar que a redução da passagem não precisa estar relacionada com a piora do serviço e nem com a demissão dos trabalhadores! Em geral, empresários e o Estado utilizam essa justificativa para garantir demissões, a piora do serviço e aumentar lucros, mas essa é uma escolha política da gestão!

Toda a nossa solidariedade aos trabalhadores! O SIFAR se soma à luta dos trabalhadores da Triar e repudia o que está sendo feito por Hissam e pela Viação Tindiquera! Vamos denunciar o jogo político entre o governo e o capital que quer lucrar cada vez mais as custas dos trabalhadores! É pressão na gestão Hissam e pressão na direção da Viação Tindiquera!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais