Isolamento já, para não perder mais ninguém!

Em Araucária, oito vidas já foram perdidas para o coronavírus – e cada uma dessas pessoas era o amor de alguém. Por isso, não aceitaremos perder mais ninguém! Com o avanço da pandemia, é preciso que os governantes olhem com seriedade e adotem medidas para proteger a vida dos trabalhadores!

O trabalho remoto para as atividades que têm essa possibilidade, bem como o revezamento das equipes, com escala de trabalho que diminuam o contato dos trabalhadores entre si, é uma luta do SIFAR desde o começo da pandemia. Essa medida diminui a circulação do vírus e protege vidas! E a Prefeitura de Araucária, ao não adotar essa medida de forma efetiva entre os servidores, está expondo os trabalhadores a riscos.

E os problemas acontecem em todas as áreas de trabalho. Na saúde, a não liberação para trabalho remoto dos servidores que fazem trabalho administrativo representa uma exposição desnecessária dos trabalhadores. Outro exemplo claro de que a Prefeitura não está colocando a saúde e a vida das pessoas em primeiro lugar é a organização do ensino à distância. As aulas presenciais foram suspensas, mas a população ainda tem que ir até a escola para pegar as atividades e acaba se expondo, além de colocar os próprios servidores em risco.

Buscando respostas para essas questões, os servidores da assistência social fizeram um ato na segunda-feira (29), por condições de trabalho seguras. A reivindicação é por um plano de contingência, com EPIS adequados e em número suficiente, além do revezamento dos servidores e de liberação para o trabalho remoto.

Mas, não são só os servidores que precisam de medidas de proteção. E é importante que isso chegue até a população. O isolamento social é a forma mais efetiva de reduzir o contágio. Com menos pessoas circulando, o vírus também circula menos e vidas são salvas. É claro que isso não é nenhuma novidade, já que a recomendação é repetida desde o início da pandemia. Então, por que ainda não é levada a sério, mesmo com o número de vítimas crescendo a cada dia?

O governo do estado decretou medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia nas regiões mais afetadas. Araucária, como parte da região metropolitana de Curitiba, está incluída nas restrições que preveem a suspensão das atividades não essenciais por pelo menos 14 dias, contando a partir do dia 1º de julho. No entanto, até o fechamento da coluna, a Prefeitura não havia publicado decreto sobre as medidas na quarentena restritiva.

E os servidores municipais como ficam? Hissam vai adotar as medidas de proteção para esses trabalhadores ou continuar fingindo que está tudo bem?
Seguimos na luta em defesa da vida das trabalhadoras e os trabalhadores!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais