Carta aberta aos vereadores/as do município de Araucária

Os Sindicatos que representam os/as servidores/as do Município de Araucária, em conjunto com os companheiros/as que exercem mandatos classistas nos Conselhos Administrativo e Fiscal do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), reportam-se respeitosamente aos nobres vereadores/as e solicitam o voto contrário no Projeto de Lei nº 2.330/2020, que trata da suspensão das contribuições patronais no exercício  de 2020, possibilidade prevista na  Lei Complementar de Apoio e Enfrentamento da Pandemia causada pelo Covid-19. O referido projeto impacta no direito constitucional e solidário dos servidores/as à aposentadoria e fortalece o planejamento orçamentário do Município.

Entende-se que no referido projeto não comprova-se a incapacidade de manter os aportes pelo Município, sendo que o Conselho Administrativo do Fundo de Previdência não foi consultado/informado ou aprovou este acordo de parcelamento. A Lei Complementar nº 173/2020 objetiva repasse a Municípios com expressiva queda de arrecadação, necessidade ainda não comprovada em termos municipais.

O projeto não está em conformidade com a Portaria nº 14.816/2020, que disciplina a aplicação do art. 9º da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio, e determina que a legislação municipal deverá:

  • Especificar se as contribuições previdenciárias patronais suspensas. No projeto refere-se apenas a alíquota patronal de 13,5 %, dando margem a outros entendimentos.
  • A portaria solicita que esta suspensão expresse as atualizações monetárias nos repasses futuros e o projeto não informa.
  • A suspensão precede de termo de acordo de parcelamento, a ser formalizado até o dia 31/01/21, para mensurar o endividamento da futura gestão da Prefeitura.

Entende-se que o projeto de lei apresenta fragilidades jurídicas, não comprova a necessidade financeira e afeta o equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência, prejudicando o direito à aposentadoria do conjunto dos servidores/as.

Assinam este documento:

SIFAR (Sindicato dos Servidores de Araucária)

SISMMAR (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária)

Conselho Administrativo FPMA: Elecy Maria Luvizon, Giovana Piletti, Jair Antonio Zanin e Simeri Ribas Calisto

Conselho Fiscal FPMA: Gilziane Queluz, Márcia Resner, Maria Luiza de Souza e Zuleica Gapski

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais