Prefeitura garante que decreto da SMAS será publicado o quanto antes

Na manhã desta quarta-feira (1), a direção do SIFAR e os trabalhadores da assistência se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para negociar as reivindicações da categoria. A reunião só aconteceu porque, diante do descaso da Prefeitura, os trabalhadores da secretaria pressionaram a administração com um ato na segunda-feira (29). A secretária não compareceu à mesa de negociação e não justificou a ausência.

De acordo com os representantes da SMAS, o decreto que estabelece o revezamento entre os trabalhadores da assistência e também o trabalho remoto para os servidores que têm essa possibilidade já foi assinado pelo prefeito. Apesar disso, ninguém soube explicar a demora para publicação do documento em diário oficial até o momento.

Os servidores aguardam a publicação desse decreto há mais de 20 dias. O trabalho remoto para as atividades que têm essa possibilidade, bem como o revezamento das equipes, com escala de trabalho que diminua o contato dos trabalhadores entre si, é uma luta do SIFAR desde o começo da pandemia. Essa medida diminui a circulação do vírus e protege vidas!

Organização do revezamento

Segundo o diretor geral da SMAS, Alex Silva de Sousa, haverá uma reunião com as coordenadoras da assistência básica para definir como ocorrerá o revezamento das equipes, já que envolvem trabalhadores com jornadas de 20h, 30h e 40h.

A SMAS também se comprometeu a conversar com as coordenadoras da média e da alta complexidade, principalmente sobre a operação de inverno, que deveria ter sido iniciada no dia 1 de junho e até o momento não começou.

A diretora técnica da assistência social, Jucelma Silveira Martinatto, foi apresentada aos representantes dos trabalhadores. Ela se comprometeu a verificar a situação dos educadores sociais das casas de acolhimento que ainda não recebem a gratificação pela função e a abrir diálogo com os trabalhadores da SMAS e com o Sindicato sobre as pautas da categoria.

É fundamental que o decreto seja publicado o quanto antes. Essa medida diminui a circulação do vírus e protege vidas! E a Prefeitura de Araucária, ao não adotar essa medida de forma efetiva entre os servidores, está expondo os trabalhadores a riscos e indo contra o decreto estadual publicado pelo governador na última terça-feira (30).

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais