Fala, servidor: Trabalhadores da saúde denunciam assédio moral e falta de treinamentos

Durante o combate à pandemia, os servidores da saúde de Araucária têm que conviver com problemas causados pela falta de organização da gestão – questões que já vinham sendo denunciadas pelo SIFAR muito antes da chegada do novo coronavírus.

A prática de assédio moral contra os trabalhadores da saúde, que já sofrem uma pressão natural por conta da situação vivenciada, é uma das principais denúncias dos trabalhadores neste momento.

A necessidade de uso racional de EPIs é usada muitas vezes pelas chefias como desculpa para fazer exigências descabidas, e são muitas vezes tratados aos gritos. Em vez de estabelecer protocolos claros e funcionais, as chefias preferem monitorar os passos dos servidores por meio de câmeras de segurança. Assim, os trabalhadores que deveriam receber reconhecimento, estão se sentindo humilhados.

E vale lembrar que para o uso adequado dos EPIs, tanto para garantir a proteção e evitar o desperdício, a gestão tem a obrigação de fornecer treinamento presencial para os trabalhadores, de como colocar, utilizar e descartar os EPIs. Estamos vivenciando uma situação inédita e é claro que os servidores têm muitas inseguranças e incertezas, que a secretaria de saúde deveria ajudar a resolver. A gestão deveria definir protocolos específicos das medidas a serem adotadas no enfrentamento de pandemia.

Só que em vez de cumprir com seu papel, a Secretaria de Saúde opta por jogar toda a pressão em cima dos trabalhadores.  Além de lutar contra uma doença, muitas vezes os trabalhadores têm que lutar contra a intransigência das próprias chefias.

É o que aparece na denúncia da enfermeira Marcia, personagem criada para dar voz às denúncias recebidas pelo SIFAR pelo canal Fala, servidor, com a preservação do sigilo dos trabalhadores. Marcia atua no sistema de saúde de Araucária e nos ajuda a mostrar os problemas enfrentados pelos trabalhadores. Vale lembrar que a personagem é fictícia, mas as denúncias são reais.

O que os trabalhadores da saúde de Araucária querem é ter condições adequadas para fazer seu trabalho. Cobramos todas as medidas necessárias para conter o avanço da pandemia!

E você, servidor e servidora de todas as áreas, pode fazer sua denúncia dos problemas enfrentados no seu local de trabalho pelo WhatsApp (41) 99886-0107.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais