No Dia da Enfermagem, a luta é por condições de trabalho adequadas!

Os profissionais da enfermagem ganharam um olhar especial neste ano de 2020. Com a pandemia da Covid-19, são estes os trabalhadores que estão na linha de frente no atendimento das pessoas contaminadas com o coronavírus, em todo o mundo.

Neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, os sindicatos destacam a importância destes trabalhadores que com atenção e dedicação aliviam as dores e tornam dias sombrios dos enfermos em dias mais leves. E os trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus, além dos parabéns pelo seu dia, merecem condições dignas de trabalho

Apesar da importância que eles têm no sistema da Saúde Pública, os profissionais da enfermagem têm pouco a comemorar. Em meio à pandemia do Coronavírus, os trabalhadores da saúde brasileiros sofrem com falta de treinamento para enfrentar a pandemia e falta de proteção adequada. Devido a esses principais problemas, o Brasil já soma cerca de 100 vítimas da doença entre os profissionais da enfermagem. Não aceitaremos perder mais ninguém!

Em Araucária, a situação não é diferente, já que as equipes de saúde vêm sofrendo assédio e pressão, o que contribui para os altos números de adoecimento mental na categoria. Além disso, não há treinamento adequado quanto à utilização e descarte de EPIs, o que também aumenta o risco de contágio. Trabalhador protegido representa menos risco de contaminação para a população nos equipamentos de saúde!

O atendimento dedicado e atencioso desses profissionais cura muitas vidas. Neste momento de pandemia muitos profissionais da enfermagem deixaram o convívio com a família para protegê-la do risco de contaminação, em um ato amor e responsabilidade, características que marcam a profissão.

Estamos na luta para defender melhores condições de trabalho para a categoria. O SIFAR está desenvolvendo ações do Movimento em Defesa da Vida dos Trabalhadores, com foco nos profissionais da enfermagem e demais trabalhadores da saúde. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância dos profissionais da enfermagem e reforçar o alerta para a necessidade de proteção a esses trabalhadores.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais