SIFAR apresenta denúncias de servidores para SMSA

A direção do SIFAR procurou o secretário municipal de Saúde, nessa quarta-feira (22) para apresentar as denúncias trazidas pelos servidores durante a pandemia e cobrar uma solução do governo. Mas, mais uma vez, o secretário Carlos Andrade não recebeu o Sindicato, sob a justificativa de que estava em um compromisso em Curitiba.

Apesar disso, que pode ser considerado um descaso da gestão Hissam com os servidores que estão na linha de frente do combate à Covid-19, a diretoria do SIFAR apresentou as reivindicações da categoria para os representantes da SMSA. Entre as reivindicações estão:

Reunião presencial ou por videoconferência com o secretário;

Treinamento presencial contínuo e de qualidade para os servidores da saúde no enfrentamento ao Coronavírus;

– Garantia de equipamentos de proteção individual (EPIs) em qualidade e quantidade suficiente para os trabalhadores, inclusive para servidores da assistência social, motoristas, trabalhadores terceirizados da limpeza, entre outros;

Distribuição de refeições para os trabalhadores da UPA e também para aqueles que forem alocados no hospital de campanha;

Organização para que servidores do grupo de risco não sejam expostos na linha de frente;

Criação de comitês locais de combate à Covid-19 com a participação dos servidores, já que os trabalhadores não fazem parte do comitê criado na cidade;

Contratação de mais trabalhadoras da limpeza pra UPA, já que a demanda de trabalho aumentou

Os membros da SMSA que receberam o Sindicato se comprometeram a encaminhar as reivindicações para o secretário. Para além disso, garantiram que, diferentemente das denúncias que têm chego ao SIFAR, não há limite de EPI por servidor e que os treinamentos presenciais acontecerão em breve. Ou seja, o servidor deve ter acesso a todos os EPIs necessários no local de trabalho. E, se houver alguma orientação diferente dessa, procure o Sindicato.

O fornecimento de alimentação para os trabalhadores da UPA deve começar em poucos dias. E também será garantida ao hospital de campanha quando entrar em funcionamento. Não existe justificativa para a demora em providenciar a alimentação dos trabalhadores, nem a Prefeitura de Araucária estivesse fazendo orçamento com todos os restaurantes da região metropolitana levaria tanto tempo. O que será que impede que o governo conceda refeições aos trabalhadores?

A garantia da alimentação dos servidores da UPA é uma vitória da luta dos trabalhadores em conjunto com o Sindicato, pois essa é uma reivindicação antiga da categoria. Entretanto, precisamos ficar atentos e cobrar para que esse fornecimento aconteça logo!

Servidores do grupo de risco

A Prefeitura garantiu que os servidores do grupo de risco têm ficado na retaguarda dos serviços de atendimento à população, entretanto, como o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) não tem feito atendimento presencial, o Sindicato questionou como essa avaliação tem sido feita e colocou a administração na parede.

É importante que os servidores que se enquadram no grupo de risco apontem isso pra chefia e exijam afastamento da linha de frente. Caso a coordenação do local de trabalho impeça esse afastamento, entre em contato com o Sindicato.

Adicional de insalubridade

Novamente, a direção do SIFAR solicitou que motoristas, trabalhadores do almoxarifado e da vigilância sanitária recebam o adicional de insalubridade. A gestão já negou o pedido anteriormente, mas em face da pandemia de Coronavírus, é fundamental que o governo reveja a posição e conceda o adicional aos trabalhadores. O ofício com a solicitação pode ser conferido aqui.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais