Servidor público é um trabalhador que precisa de condições de trabalho!

O Jornal O Popular homenageou os servidores da saúde em uma de suas edições da semana passada. As homenagens são válidas e um alento em meio ao desespero gerado pela pandemia de Coronavírus. Entretanto, mais do que homenagens, os servidores da saúde, da assistência, da segurança e todos aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19 precisam urgentemente de condições de trabalho, valorização e capacitação. E é sobre isso que a coluna do SIFAR vai falar hoje.

EPIs e treinamento
Apesar de minimamente estar garantindo equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores da saúde, mesmo que disponibilize apenas duas máscaras cirúrgicas por período para cada trabalhador, o que está abaixo do necessário, o governo ainda não forneceu treinamento presencial adequado para todos os servidores que precisam usá-los. O uso dos EPIs é bastante complexo e é preciso adotar protocolos tanto para coloca-los quanto para retirá-los, com o objetivo de não contaminar o próprio trabalhador com o vírus.

O atendimento dos pacientes com suspeita de Covid-19 também é diferenciado, e os servidores ainda não receberam capacitação específica. A realização de treinamento presencial é imprescindível para todos os servidores da linha de frente e a Prefeitura de Araucária precisa providenciá-lo imediatamente.

Enquanto os trabalhadores da saúde têm EPI, mas não têm treinamento, as trabalhadoras da limpeza e motoristas não têm nem um nem outro! Esses trabalhadores estão tão expostos quanto os servidores da saúde, por isso, equipamentos de proteção são fundamentais para desenvolver o trabalho.

Assédio Moral
Mesmo diante do surto de Coronavírus e de toda a demanda que tem recaído sobre os trabalhadores, a gestão não perdeu tempo em assediar e perseguir os trabalhadores, principalmente os da saúde. A todo momento, os trabalhadores são “supervisionados” pelas chefias por câmera e questionados sobre o que estão fazendo. Além dessa, os servidores, que já estão trabalhando sob pressão, têm sofrido outras formas de perseguição por parte da gestão Hissam.

Parque industrial de Araucária a serviço da população
Em outros países que também foram assolados pela pandemia, os governos pediram para que as empresas produzissem respiradores e demais equipamentos de proteção. Araucária conta com diversas indústrias que utilizam a estrutura da cidade e que pode, sim, girar suas produções para somarem-se ao combate ao vírus. Essa é uma exigência que pode e deve ser feita pelo governo Hissam, basta vontade política para isso!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais