Solidariedade de classe: trabalhadores da saúde mental se colocam a disposição de servidores que estão na linha de frente

A pandemia de Coronavírus tem nos mostrado que a solidariedade de classe permanece forte entre nós, principalmente nos momentos em que ela é mais necessária. Apesar de a Prefeitura de Araucária estar atrasada em lançar alguma iniciativa para cuidar da saúde mental daqueles que estão na linha de frente do combate ao vírus, os trabalhadores do município já deram esse passo. As equipes de saúde mental estão à disposição dos servidores da saúde, da assistência e da segurança que precisarem de suporte emocional durante a pandemia.

Com a avalanche de notícias assustadoras vindas do mundo todo sobre o Coronavírus, é comum relatos de sintomas associados a ansiedade e pânico, como falta de ar e taquicardia, o que também pode ser confundido com sintomas da Covid-19. Caso estes sintomas não estejam acompanhados de febre, tosse e coriza é possível pensar a sua relação com o isolamento social, as mudanças na rotina, a sobrecarga do trabalho e o medo do cenário que se anuncia para a rede pública de saúde.

Pensando nisso, mesmo sem a orientação da Prefeitura, as equipes de saúde mental do SUS de Araucária oferecem suporte emocional aqueles(as) que o necessitarem, a exemplo da equipe do CAPS II, que já tem ofertado atendimento neste sentido.

Confira os números abaixo:

Caps AD 3905-6200

Caps II 3614-7700

Secria 3901-5237

As equipes estão a disposição para o atendimento, independentemente da área de atuação de cada local de trabalho.

Vale ressaltar a necessidade de contato prévio por telefone com o Caps II, Caps AD e Secria para que possam organizar os atendimentos de forma adequada. Portanto, trabalhador, não deixe de entrar em contato com a rede de saúde mental, pois as palmas podem não ser suficientes para dar apoio neste momento.

É preciso ir além, somente a solidariedade de classe e a mobilização coletiva podem nos garantir segurança e apoio para passar por esta pandemia. É urgente que a Prefeitura coloque estes serviços a disposição dos servidores municipais que se encontram na linha de frente do combate ao Coronavírus de forma oficial, pois nada mais fundamental do que cuidar de quem cuida neste momento. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais