SMAS negligencia prevenção e sobrecarrega trabalhadores nas casas de acolhimento da assistência social

As casas de acolhimento de Araucária estão sendo negligenciadas pelo governo Hissam. Os trabalhadores dessas unidades não receberam formação adequada por parte das chefias e coordenações sobre protocolos de segurança do combate à Covid-19. Apesar das casas terem recebido álcool em gel, os demais equipamentos de proteção individual (EPIs), como luva, avental, máscaras, não foram entregues.

O SIFAR tem cobrado a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) que está bastante omissa em relação as reivindicações e a todos os encaminhamentos que precisam ser tomados.

Como os Cras, Creas, Cram, Comse e Adolescentros estão fechados para o atendimento, parte dos trabalhadores técnicos que atuam nesses locais foram remanejados para trabalho interno, nos pólos ou trabalho remoto. Já os educadores sociais estão sobrecarregados com uma escala de trabalho bem mais frequente e sem orientação adequada nas casas de acolhimento. O trabalho nessas casas é complexo e demanda capacitação por parte da SMAS, principalmente para aqueles que nunca realizaram esse tipo de trabalho.

Por isso, é imprescindível que a Prefeitura capacite os educadores que estão assumindo escalas nas casas de acolhimento. A SMAS também precisa enviar orientações por escrito para os trabalhadores e também para os usuários dos serviços.

Esses equipamentos não podem fechar, pois eles garantem o acolhimento de dezenas de crianças e adolescentes. Esse é um serviço de prioridade máxima! O SIFAR reivindica que o governo garanta o melhor atendimento para a população acolhida, e, para isso, é preciso cuidar da saúde dos servidores que atendem essa população, com EPIs, sem sobrecarga de trabalho, com uma escala mais humana e divisão de trabalho justa entre todos os servidores da Secretaria.

Casa da Cidadania

Hoje (27) no final da tarde, a SMAS publicou dois documentos com orientações e com um plano de atendimento à população de rua.

Os trabalhadores já procuraram o Sindicato preocupados com a segurança e com a prevenção para a execução deste trabalho. O SIFAR está averiguando a situação e, assim que tivermos mais informações, publicaremos no site e nas redes sociais do Sindicato. Por isso, fique atento!

Garantir a segurança dos trabalhadores da assistência é o primeiro passo pra impedir que a pandemia se alastre nos locais de trabalho de Araucária!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais