Bolsonaro minimiza a pandemia e quer que trabalhadores entreguem suas vidas para proteger os lucros dos patrões

O Brasil já registrou 46 mortes por Covid-19, além de ter mais de dois mil casos confirmados. Entretanto, o próprio Ministério da Saúde admite que a cada 100 casos, apenas 14 são diagnosticados.

Esses números comprovam que, ao contrário do que Bolsonaro vem dizendo, a doença não é só uma “gripezinha” e são necessárias medidas urgentes para impedir que o vírus se espalhe.

Para isso, é importante que você evite ao máximo sair de casa. Essa é a melhor forma de desacelerar a transmissão do vírus, para evitar que os hospitais fiquem sobrecarregados e faltem leitos na UTI para quem precisa. Sabemos que ser liberado do trabalho ou ter a possibilidade de trabalhar em casa é um direito de poucos.

Por isso, cobramos que os governos pressionem os patrões e garantam medidas de proteção ao emprego e à renda, especialmente para os trabalhadores informais.

O Brasil foi o último grande país a enfrentar a pandemia, mas os governos federal, estadual e municipal não se prepararam e preferiram ignorar o exemplo de outros países.

Em seu último pronunciamento, Bolsonaro deixou claro que isso não ocorreu apenas por despreparo. O verdadeiro motivo é o desprezo para com a vida da população trabalhadora! Ao permitir o corte de salários e sugerir que as atividades sejam retomadas agora, o governo Bolsonaro age na contramão do restante do mundo e mostra que para ele os lucros são mais importantes do que a vida de milhares de pessoas.

Por causa disso, faltam materiais de proteção nas unidades de saúde, como máscaras e luvas. Não é justo que os trabalhadores da saúde, da assistência social e da segurança arrisquem suas vidas, sem terem condições básicas para atender a população.

Esses trabalhadores também possuem família, inclusive pais e avós que fazem parte do grupo de risco. As máscaras e equipamentos de proteção são a única forma de garantir que eles não serão contaminados enquanto executam seu trabalho e de que não contaminarão seus familiares.

Para vencermos a pandemia de Covid-19, é preciso solidariedade e união em prol de saídas coletivas e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O SIFAR segue firme cobrando da Prefeitura a contratação de mais profissionais, além de equipamentos de proteção e medidas de segurança que protejam quem está na linha de frente do combate à doença.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais