Servidores de Araucária estão firmes na luta em defesa do serviço público

Os servidores municipais de Araucária aprovaram em assembleia nesta quinta-feira (12) a participação na mobilização nacional em defesa dos serviços públicos, que ocorre no dia 18 de março.

A paralisação será um ato importante para conscientizar a população da importância dos serviços públicos e dos graves ataques promovidos pelo governo Bolsonaro, como a Proposta de Emenda Constitucional 186/2019, apelidada de “PEC Emergencial”, e da PEC 188/2019, apelidada de “Pacto Federativo”, que impõem medidas para atacar a qualidade de todo o funcionalismo público.

Por isso, a assembleia aprovou que a primeira parte da paralisação será em Araucária, onde haverá discussões sobre Fundeb, SUS e outros temas importantes para mostrar como o serviço público é essencial no atendimento à população. Depois, o ato também vai se somar à mobilização em Curitiba. A programação completa do dia 18 será divulgada nos próximos dias, então fiquem atentos ao nosso site e demais redes sociais!

A assembleia também aprovou um ato das educadoras infantis no dia 18 de março para exigir o reconhecimento da categoria.  Na última reunião da Comissão para o Reconhecimento das Educadoras, que aconteceu no dia 9 de março, a Prefeitura evidenciou mais uma vez um total descaso com as reivindicações das educadoras. Por falta de organização da própria gestão, a empresa que irá realizar a assessoria do processo ainda não foi classificada, o que travou as discussões da Comissão.

As educadoras infantis de Araucárias seguem firmes na luta pelo reconhecimento mesmo diante dessa falta de respeito da gestão Hissam, que até agora só enrolou a categoria com burocracias para arrastar ainda mais esse processo. Firmes!

FPMA

Os servidores também discutiram sobre as ameaças contra o Fundo de Previdência do Município de Araucária (FPMA). A desumana Reforma da Previdência de Bolsonaro, entre outros graves ataques, determinou que estados e municípios são obrigados a aumentar a alíquota de contribuição dos servidores para pelo menos 14% até o dia 31 de julho de 2020.

Em Araucária, a Prefeitura já está se mobilizando para impor o aumento de 11% para 14% da alíquota nas reuniões FPMA. Essa alteração repentina na alíquota significa ainda mais redução salarial para os servidores municipais. Além disso, Hissam já demonstrou interesse em extinguir o artigo nº4 da Lei Municipal 1493/2004, que garante os repasses mensais da Prefeitura para o fundo previdenciário dos servidores de Araucária. A retirada do artigo nº4 ameaça o funcionamento do fundo e dá brecha para uma Reforma da Previdência mais dura.

Para combater esse grave ataque, a resposta dos servidores deve ser a luta! E com o objetivo de fortalecer a nossa resistência, a assembleia aprovou a criação de um grupo de estudos sobre essas mudanças previdenciárias. Afinal, quem sabe mais, luta melhor! Os servidores também afirmaram que vão intensificar a mobilização no Congresso do FPMA, ainda sem data marcada, para pressionar a Prefeitura em defesa da aposentadoria.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais