Educadoras conquistam recuo da Prefeitura na ação contra a greve da categoria

A luta das educadoras infantis de Araucária conquistou mais uma vitória nesta quarta-feira (12). Em audiência de conciliação, após pressão do SIFAR e da comissão que representa a categoria, a Prefeitura retirou a ação que sugeria que a greve de 14 dias feita pelas educadoras em 2018 era ilegal.

Com isso, não haverá nenhum tipo de penalidade para o conjunto das trabalhadoras que cruzaram os braços em busca de reconhecimento e valorização. O governo não aplicará o desconto e também não haverá necessidade de reposição dos dias parados.

Para além disso, o governo também anunciou que não levará adiante nenhuma das ameaças de abertura de processo administrativo contra as grevistas. Durante a greve, em óbvia prática antissindical, a gestão Hissam ameaçou as educadoras em estágio probatório com processos administrativos e aberturas de sindicâncias. Segundo o governo, mesmo os processos já abertos serão arquivados.

Esse recuo do governo só foi possível porque as educadoras infantis do município continuaram mobilizadas e foi a greve que garantiu a abertura das negociações com a Prefeitura, que havia rompido o diálogo com o conjunto da categoria.

Apesar de reconhecer que ainda há muito a ser feito em relação à melhoria da educação infantil de Araucária, a Prefeitura precisa dar mais agilidade à reivindicação das educadoras. A greve completa dois anos em abril de 2020 e a luta das educadoras continua ainda mais firme.

Mais uma vez, é possível perceber que quando cruzamos os braços conseguimos avançar rumo a novas conquistas. Foi com luta que conseguimos que a Prefeitura ouvisse a nossa pauta de reivindicações e é com luta que vamos fazer com que o reconhecimento saia do papel.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais