“Espaço criança” funciona com menos crianças do previsto pela SMED

O sistema organizado pela Secretaria de Educação (SMED) de Araucária durante o mês de janeiro, com o Espaço Criança (dois CMEIs que mantêm as atividades) é marcada pela baixa procura de crianças. Na prática, servidores e a estrutura municipal ficam à disposição dos pais que se cadastraram antes do recesso, no entanto, menos da metade das crianças tem frequentado o espaço.

Isso representa um gasto da Prefeitura com estrutura e com profissionais para manter um serviço que na prática é pouco utilizado.

Durante a visita de dirigentes do SIFAR aos CMEIs que funcionam com o Espaço Criança, foi possível ver de perto o número reduzido de crianças.

Nos CMEIs Industrial e Santa Clara, que estão em funcionamento, a previsão era atender cerca de 300 crianças. Mas, menos da metade das crianças estão frequentando as atividades.

Enquanto isso, quase 80 educadoras – todas com menos de um ano de prefeitura -, além de estagiários e cozinheiros estão à disposição para atender as crianças cujos pais haviam comprovado que estariam trabalhando nesse período.

Vale lembrar que as educadoras infantis seguem na luta pelo reconhecimento como profissionais de educação. Como parte dessa luta está o direito de seguir o calendário escolar e ter o descanso merecido no início do ano. Além disso, como esse espaço é bastante voltado à recreação das crianças, poderia ter envolvimento de outras secretarias, como de Esporte e Lazer, e não apenas dos profissionais da Educação.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais