Medidas para reforçar a segurança nas unidades de saúde são debatidas em reunião com governo

A falta de segurança nas unidades de saúde pautou reunião entre representantes do SIFAR e o governo na tarde desta quarta-feira(13). O sindicato cobrou uma atitude diante da insegurança das unidades de saúde que leva a situações extremas, como o caso dos assaltos ocorridos na UBS Industrial e da Vila Angélica.

 

A reivindicação do SIFAR e dos trabalhadores é de que haja a presença constante da guarda municipal nas unidades de saúde. No entanto, o representante da segurança pública afirmou que a guarda não possui efetivo para isso. O novo concurso, em andamento, deve amenizar a situação, no entanto, ainda não vai suprir a quantidade necessária de guardas para fazer a segurança preventiva nas unidades.

 

Ainda assim, durante a reunião houve o compromisso de gestão em aplicar outras medidas para melhorar a condição de insegurança que as UBS e a UPA vivem hoje. Uma delas será a habilitação de botões de pânico nas unidades de saúde – as quais devem fazer a solicitação formal. Também serão adquiridas câmeras de monitoramento.

 

A gestão também propôs a intensificação da ronda na região, orientação aos agentes e destacar as pessoas de cada unidade que terão treinamento para o botão de emergência para “amenizar” a insegurança nas unidades.

 

O SIFAR reiterou seu posicionamento da necessidade da presença constante da Guarda Municipal, afinal, apenas “amenizar” a situação não resolve o problema da insegurança nas unidades.

 

É importante destacar que as medidas apresentadas são paliativas, por isso, a luta por melhores condições de segurança para servidores e usuários da saúde continua. Os agentes de segurança que hoje estão nas UPAs não cumprem o mesmo papel da Guarda Municipal e nem possuem o treinamento adequado para manejar possíveis crises nas unidades.

 

Saúde e segurança pública são questões sociais que afetam a todos os trabalhadores e, por isso, requerem políticas públicas efetivas para pensar em soluções a curto e a longo prazo.

 

Por isso, estaremos de olho para que essas medidas apresentadas em reunião sejam postas em prática e para que novas soluções sejam construídas em conjunto. Firmes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais