A saúde pública de araucária pede socorro: contratação e melhores condições de trabalho já!

Quem passou por uma unidade de saúde nos últimos anos sabe que a situação é dramática. A infraestrutura e os equipamentos estão sucateados, além dos assaltos serem frequentes. Falta até aparelho para medir pressão e balanças estão desreguladas em muitas unidades. Tudo isso dificulta o trabalho do servidor e piora a qualidade do atendimento prestado à população.

Os problemas não param por aí. A maioria das unidades funciona com falta de servidores. Após cobrança, a gestão Hissam abriu concurso público para contratação de enfermeiros, cirurgião dentista, fisioterapeuta, médico ginecologista e psiquiatra. Entretanto, ainda falta abrir concurso para contratação de médico plantonista.

O processo seletivo interno para realocar enfermeiros e técnicos de enfermagem para a UPA foi finalizado, mas deixou de fora os auxiliares de enfermagem. Falta realizar o processo seletivo interno para as unidades básicas da Estratégia Saúde da Família (ESF). A demora faz com que essas unidades funcionem no sufoco, com falta de profissionais que só poderão ser transferidos após seleção.

Depois de muita reivindicação, a Prefeitura aceitou corrigir as desigualdades e estabelecer critérios claros para o pagamento da insalubridade. Entretanto, esse pagamento está atrasado. Além disso, a Prefeitura se recusa a garantir o adicional para alguns cargos, como auxiliares administrativos e motoristas.

Saúde pública de qualidade é direito de todos! Junte-se ao SIFAR na luta por valorização e melhores condições de trabalho!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais