Servidores da saúde pressionam a gestão pelo pagamento da insalubridade

Nesta quinta-feira (31), os servidores da saúde junto com os líderes sindicais foram até a gestão de pessoas cobrar o adicional de insalubridade, que ainda não está sendo pago para todos os trabalhadores que têm este direito.

A situação causa indignação nos trabalhadores que lutam pelo pagamento desse adicional há bastante tempo. Com muita luta, os servidores conquistaram um avanço importante com a determinação do DSO dos locais da saúde que dão direito ao pagamento desse adicional.

Então, os servidores lotados nesses locais, seguindo a orientação da própria gestão, abriram o processo junto à gestão de pessoas para receber o adicional – inclusive com retroativos. Eles tiveram o pedido deferido, mas a surpresa veio no contracheque, já que até o momento os servidores não receberam o valor correspondente.

Questionado sobre porque o pagamento não foi realizado, mesmo com o cumprimento de todos os trâmites legais, o secretário de gestão de pessoas tentou se esquivar. A desculpa desta vez é de que este adicional não foi pago porque alguns servidores do DSO estavam em férias.

Mais uma vez vemos a desorganização e o descaso da gestão, afinal, tirar férias é um direito dos servidores e, como esse descanso é programado com antecedência, a gestão teve tempo hábil para organizar seus processos internos. Até porque a questão da insalubridade já é uma reivindicação antiga da saúde, o atraso no pagamento não é de apenas um mês para tentar justificar às custas dos servidores.

Agora, a promessa da gestão de pessoas é de que a situação seja resolvida até o dia 20 de novembro, para que o adicional possa entrar na folha de pagamento do mesmo mês.

Mas, como sabemos que as coisas nessa gestão precisam ser conquistadas pela pressão, próximo a essa data iremos novamente à gestão de pessoas pressionar por uma resposta. A mobilização continua para corrigir a forma injusta com que o pagamento da insalubridade vem sendo realizado. Firmes!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais