Reunião com a gestão debate segurança e outras questões da UPA

A situação da saúde de Araucária, em especial da UPA, foi pauta de reunião do SIFAR e de servidores da UPA, com o Secretário de Saúde, a Secretária de Gestão de Pessoas e o Secretário de Governo na manhã dessa terça-feira.

Algumas pautas tiveram avanços importantes, como a alimentação para pacientes internados na UPA e a afirmação do secretário de que os auxiliares de enfermagem que já estão no UPA permanecem no local. Houve também a abertura de algumas possibilidades, pelas quais precisamos lutar, como a extensão de atendimento dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) de 8 horas para 24 horas diárias.

Por outro lado, alguns itens não encontram muito espaço para discussão com a gestão. A falta de autonomia dos coordenadores de saúde, perante a Secretaria de Saúde é um exemplo. A gestão reafirmou sua posição de centralização, sem a possibilidade que essas coordenações possam resolver pautas localmente, mesmo com os questionamentos dos sindicatos.

 

Segurança na UPA

A situação de total insegurança da UPA foi a primeira questão tratada. Os depoimentos dos servidores do local demonstram a situação preocupante, pois os trabalhadores se sentem frequentemente ameaçados e não há um respaldo da gestão para reforçar a segurança do local.

Os servidores da UPA gostam de estar lá, mas requerem melhores condições de trabalho. E as rondas que são realizadas atualmente pela Guarda Municipal não dão conta da situação.

A Secretaria de Governo se comprometeu a contatar a Secretaria de Segurança Pública a fim de buscar um reforço da segurança do local.

Uma vez que a unidade atende pacientes com transtornos mentais e muitas vezes usuários de drogas é preciso pensar em políticas públicas para que oferecer um atendimento mais direcionado a esses pacientes. Nesse sentido, o Secretário de Saúde se posicionou favorável à adoção do CAPS III, que teria funcionamento 24 horas. Seria um avanço importante para o município, já que a demanda de atendimento na saúde mental é muito grande e crescente.

 

Alimentação

Hoje não há alimentação disponível no local, nem para servidores, nem para os pacientes que ficam internados. Com isso, muitas vezes os servidores precisam compartilhar com os pacientes os lanches que trouxeram de casa, mas que nem sempre é o mais adequado para pessoas em situação de internamento.

Com relação aos pacientes, o Secretario de Saúde afirmou que o processo para fornecer alimentação está em andamento com previsão de implementação em 30 dias.

Já no caso dos servidores, há um impasse e a gestão considera assunto encerrado. Mas, é só ter um pouco de bom senso para saber que esses servidores, que têm apenas 30 minutos de intervalo, durante os quais não podem sair do local, precisam do fornecimento de alimentação. Por isso, vamos seguir na luta para retomar a discussão e conquistar a alimentação para esses servidores.

 

Processo seletivo interno

O processo seletivo interno para realocar servidores da saúde na urgência e emergência, com regime diferenciado, também foi debatido durante a reunião. Atualmente, há uma comissão encarregada de organizar a seleção, na qual terá vagas para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Nesse processo, os auxiliares de enfermagem não estão contemplados. E o Secretário de Saúde não se comprometeu a rever o edital para incluir essa categoria. Infelizmente, a Secretaria de Saúde não levou dados concretos sobre o processo para a reunião, ainda que estivesse na pauta. Por isso, o SIFAR solicitou os argumentos técnicos utilizados pela comissão para retirar os auxiliares do processo, o que a Secretaria de Saúde se comprometeu a informar até a próxima segunda (23).

Por outro lado, para os auxiliares que já estão na UPA, o secretário afirmou o compromisso que eles permanecem no regime diferenciado, o que é uma vitória importante para esses trabalhadores.

 

Concurso

A reunião foi também um momento de reforçar a necessidade de concursos públicos para a contratação de servidores da saúde. Um edital para contratação de cargos como enfermeiro, odontólogo, fisioterapeuta, médico ginecologistas e ACS deve ser publicado ainda este ano. Mas o concurso para médico plantonista ficará somente para o ano que vem.

Durante a reunião, a gestão falou que não pretende privatizar a UPA. Essa é uma luta e uma vigilância constante do sindicato e dos servidores. A afirmação só demonstra a importância de seguirmos vigilantes e defendendo a saúde pública e de qualidade!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais