SIFAR denuncia tentativa de precarização da gestão Hissam por meio de contratos PSS

A direção do SIFAR protocolou no Ministério Público, na última sexta-feira (6), um ofício que denuncia o atraso da gestão Hissam em realizar concursos públicos para o cargo de médico plantonista. As práticas do governo mostram clara intenção de precarizar ainda mais os serviços de saúde ofertados no município com a contratação via Processo Seletivo Simplificado (PSS), medida que só foi autorizada em caráter emergencial e que tem prazo para acabar.

No ano que vem, haverá eleição municipal, com isso, a Prefeitura fica impedida de nomear novos servidores a partir de meados de julho. Sendo assim, o município precisa iniciar imediatamente os trâmites para realização de concurso público para o preenchimento das 100 vagas de médicos plantonistas, criadas pela lei 3.505/2019.

Para além disso, ao que parece, a administração pretende contratar inúmeros cargos via PSS. Entretanto, não é isso que o acordo firmado com o Ministério Público permite. Para realizar contração via PSS, gestão precisa provar que já deu início aos trâmites para realização do concurso. Mas não é isso que temos visto. Ao passo em que anunciou concurso apenas para os cargos de médico psiquiatra, ginecologista/obstetra, cirurgião dentista, enfermeiro e fisioterapeuta, a lista de cargos para contratação PSS é infinitamente maior.

O SIFAR exige que a Prefeitura de Araucária se adeque ao termo de ajuste de conduta, firmado há mais de um ano, e cumpra com o compromisso firmado junto ao Ministério Público. Chega de tentar passar a perna nos servidores e na população!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais