Educadoras dão passo à frente na luta pelo reconhecimento

Ao que parece, a promessa sobre o reconhecimento das educadoras como professoras da educação infantil da rede municipal de Araucária finalmente vai sair do papel. Esse é o compromisso firmado pelo governo em mesa de negociação. Tanto a secretária de Educação quanto o secretário de Governo garantiram que até novembro deste ano o projeto de lei que trata do reconhecimento das trabalhadoras dos CMEIs estará tramitando na Câmara Municipal.

Você que é mãe ou pai de aluno de CMEI deve lembrar da luta das educadoras. Há anos essa categoria luta para ser reconhecida como professora. E, no ano passado, elas enfrentaram uma greve de 14 dias para pressionar o governo a atender essa pauta. A greve acabou com o compromisso da gestão Hissam em estudar a reivindicação das educadoras, mas até então o prefeito não tinha cumprido o que prometeu.

E você sabe por que essa reivindicação é tão importante para as educadoras? Muitas dessas trabalhadoras já têm formação na área, seja no magistério ou em pedagogia, e também desempenham as funções que competem a uma professora dentro das unidades de educação infantil. O grande problema é que mesmo já desempenhando esse trabalho especializado, a Prefeitura de Araucária se recusava a reconhecer essa categoria como professoras da educação infantil.

A demora no reconhecimento se dá porque a administração municipal teria que investir mais recursos na educação infantil. O reconhecimento significa uma carreira mais estruturada, melhores salários e mais direitos. Mas também significa mais qualidade na educação infantil, mais atenção para as filhas e filhos dos trabalhadores que frequentam os CMEIs da cidade.

É por isso que essa foi e é uma luta de todos nós e não apenas das educadoras infantis de Araucária. A luta pela melhora da qualidade da educação é de toda a população. Contamos com o apoio das mães, pais e da comunidade em geral na continuidade dessa luta até que o projeto vire uma realidade no município. Juntos somos mais fortes!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais