Cratera se abre em CMEI de Araucária e coloca em risco crianças e servidores

Os efeitos do descaso com a educação em Araucária não param de surgir. A gota d’água foi na manhã desta segunda-feira, quando uma verdadeira cratera se abriu no pátio do CMEI Pequim.

O buraco fica numa área de circulação e representa muitos riscos às crianças e aos servidores. Além disso, há várias rachaduras que indicam que a condição do terreno não é estável nem segura.

E qual foi a ação da Secretaria Municipal de Educação (SMED)? Apenas vai tirar as crianças de uma das turmas que estudam ali. Outras duas salas que também são próximos ao buraco de tamanho assustador vão continuar funcionando no mesmo lugar.

Ou seja, serão 20 crianças no CMEI, sob o atendimento de apenas duas educadoras, frequentando um lugar que não oferece o mínimo de segurança. O buraco foi sinalizado apenas com fitas de segurança, o que na prática não adianta nada quando se trata de crianças. A simples sinalização não vai impedir que elas se aproximem do buraco.

O SIFAR esteve verificando a situação e pressionou os representantes da SMED para que façam um isolamento mais adequado do espaço, com a utilização de tapumes. A promessa da SMED é reforçar esse isolamento ainda hoje.  Quando perguntamos à diretora do ensino infantil da SMED sobre a previsão de mudança de local deste CMEI, a resposta foi que a previsão para tal mudança ocorrerá somente em março de 2020. Infelizmente, os filhos dos trabalhadores vão continuar sendo expostos ao risco de acidentes.

Problemas com locação

E o pior é que esse problema não é novo. A diretora do CMEI já havia enviado ofícios à SMED relatando problemas estruturais. Vale destacar que este centro funciona em um imóvel alugado, que claramente não está em condições ideais.  No terreno, há uma piscina que já foi isolada, mas ainda acumula muita água. São problemas visíveis na estrutura desse espaço locado pela prefeitura.

Um tempo atrás, quando questionada pela direção deste espaço sobre a segurança das instalações, a SMED enviou um laudo para direção do CMEI, dizendo que não havia nenhum risco na estrutura. Hoje ficou claro que não é a realidade.

A verdade é que a SMED não foi pega de surpresa. Já havia sinais de que algo parecido poderia acontecer. Mas, a gestão insiste em fazer a locação de imóveis sem a garantia de que a estrutura é adequada em vez de investir na construção de novos CMEIS que ofereçam o mínimo de segurança que nossas crianças e aos servidores necessitam para desempenhar o seu trabalho.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO



Acompanhe nossas redes sociais